Jair A.Swarowsky assume cargo de VP Comercial e Marketing da Cogny

jair a.swarowsky

O executivo Jair Afonso Swarowsky assumiu nesta segunda-feira (31/03) o cargo de Vice-Presidente Comercial e Marketing da Cogny, um ecossistema com DNA em biotecnologia formado por empresas referência em desenvolvimento de insumos biológicos, tratamento de sementes, controle de pragas, preparo do solo para agricultura entre outras tecnologias e inovações. A contratação do executivo marca um importante movimento de consolidação do ecossistema Cogny que abrange empresas pioneiras do setor, como Simbiose, Bioma, Biagro, Biograss e Biojet.

A Cogny foi criada em 2024 pelo empresário da indústria de biotecnologia Marcelo de Godoy Oliveira, sócio fundador da Cogny e CEO das marcas do ecossistema. A chegada do novo executivo é a face mais visível do processo de consolidação da Cogny, que passa a reunir as empresas do ecossistema sob a estrutura de um conselho consultivo, criado para fortalecer a estratégia, acelerar as decisões e garantir o crescimento sustentável dos negócios de cada empresa.

jair a.swarowsky
Com 35 anos no setor agrícola, Jair Swarowsky fortalece estratégia do grupo no mercado de bioinsumos

Nesta fase, o conselho consultivo é formado pelos sócios da Cogny – Marcelo Godoy de Oliveira, Elis Mara de Godoi Oliveira e Alexandre Tramontini. “O objetivo do conselho é encabeçar discussões e decisões estratégicas, fomentar parcerias e garantir a ampliação da visão de mercado para que as empresas capturem o máximo das oportunidades que podem surgir no segmento de bioinsumos agrícolas, considerado um dos mais promissores do agronegócio no Brasil e em todo o mundo”, diz Godoy Oliveira.

Jair A.Swarowsky vai liderar as áreas comercial e marketing da Cogny, com o objetivo de expandir a atuação das empresas do ecossistema. Atualmente, a Simbiose é pioneira no desenvolvimento de tecnologias microbiológicas para a agricultura. Recentemente, a companhia anunciou parceria com a gigante americana Corteva Agrisciense para a distribuição na Europa do solubilizador biológico de fósforo, bioproduto capaz de aumentar a produtividade e a resiliência de diversas culturas, como soja e milho.

A Bioma, outra empresa do ecossistema referência em inovação, possui amplo portfólio de tecnologias microbiológicas e se prepara para lançar uma série de soluções em 2025. Sua inovação mais recente lançada no mercado foi o Bioma Mais Energy, um microorganismo para fixação biológica de nitrogênio, tecnologia inédita resultado de pesquisa conjunta com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já a Biograss se destaca pela liderança em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a chamada agricultura regenerativa, caracterizada pela preparação do solo durante a entressafra.

Com 35 anos de experiência na indústria agrícola, Swarowsky liderou operações de sementes, de proteção de cultivos e de biológicos no Brasil e exterior. Ele também atuou em corporações globais, no desenvolvimento, na integração e execução de soluções para o crescimento de organizações.

“Nos últimos anos, as empresas do ecossistema investiram em tecnologia de ponta, ampliação da capacidade fabril, na logística e nos processos internos. A partir de agora, vamos preparar os negócios para sustentar o crescimento diante das oportunidades e do potencial de expansão do mercado de biológicos no Brasil e globalmente”, afirma Swarowsky.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.