
A organização da bagagem de mão de forma inteligente e prática é um dos aspectos essenciais para o planejamento de uma viagem. Para isso, é preciso saber tudo o que pode ou não ser transportado na cabine do avião.

Todo passageiro pode levar uma bagagem de mão em sua viagem aérea – Foto: Pexels/ND
Para voos nacionais e internacionais, existem limites de tamanho e peso para as bagagens não serem despachadas.
Além disso, alguns itens como produtos de higiene pessoal, líquidos e medicamentos precisam ser embalados de maneira especial a depender do destino da viagem.
O que é a bagagem de mão?
A bagagem de mão é a mala que pode ser levada por cada passageiro dentro do avião, sem a necessidade de despachá-las na hora do check-in, evitando os riscos de extravio.
As bagagens de mão possuem seus pesos e medidas determinadas pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), sendo que cada companhia aérea também pode estabelecer seus próprios parâmetros em viagens nacionais.
As dimensões são as seguintes:
- 55 cm (altura) x 35 cm (comprimento) x 25 cm (largura), incluindo rodinhas, alças e bolsos externos.
- As companhias aéreas Azul e a Gol utilizam essas dimensões, tanto para voos nacionais quanto internacionais.
- A Latam utiliza outras medidas para a bagagem de mão: 45 cm (altura) x 35 cm (comprimento) x 20 cm (largura), incluindo rodinhas, alças e bolsos externos.
Mochilas, cases e pastas para notebooks e máquinas fotográficas, ecobags, bolsas, necessaire e malinha de bebê não são consideradas bagagem de mão e podem ser levadas junto como itens pessoais, desde que sejam alocadas embaixo do assento

A bagagem de mão dá direito a levar uma mala e um item pessoal, como bolsas e mochilas – Foto: Pexels/ND
Levar a bagagem de mão dentro do avião é um direito de passageiro para voos nacionais, independente do tipo de tarifa adquirida e sem qualquer custo extra.
Entretanto, pode haver exceções. Segundo a ANAC, por motivos de segurança ou de capacidade da aeronave, a empresa pode restringir o peso e o conteúdo da bagagem de mão e determinar pelo despache gratuito da mala para viabilizar o voo.
O que é permitido levar na bagagem de mão?
O destino da viagem e a companhia aérea influenciam bastante na lista de itens permitidos na cabine do avião.
Por isso, antes de mais nada, consulte o site das empresas para certificar que todos os pertences estão devidamente embalados.
Confira a seguir os itens pessoais e pertences permitidos nas bagagens de mão.
Documentos e itens pessoais
- Passaporte, identidade e cartões de embarque;
- Cartões de crédito/débito e dinheiro em espécie;
- Chaves (desde que não sejam ferramentas afiadas);
- Celulares, tablets, notebooks e carregadores.
Líquidos e produtos de higiene
- Em voos nacionais, os frascos de produtos de higiene podem ter até 300ml ou 300g, sendo que um passageiro pode no máximo levar 1,2 kg ou 1,2L desses itens;
- Em voos internacionais, os frascos devem ter até 100ml cada, transportados em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro;
- É permitido levar: perfumes, desodorantes, cosméticos, pasta de dente, sabonete líquido, álcool em gel e demais produtos similares.
Medicamentos
- Medicamentos essenciais;
- Remédios controlados (de preferência com receita médica);
- Inaladores, ampolas de insulina, dispositivos médicos, com a devida comprovação da necessidade;
- Os medicamentos devem ser levados em quantidade equivalente aos dias da viagem.
Roupas e acessórios
- Peças de roupas;
- Calçados;
- Lenços e cachecóis;
- Pequenos cobertores;
- Óculos de sol e de grau.
Alimentos e bebidas
- Pequenos lanches como barras de cereais, bolachas e frutas secas;
- Mamadeiras e alimentos infantis (quantidade suficiente para a viagem).
Bebidas alcoólicas
- É permitido o transporte de bebidas com o teor alcoólico até 70%; Em voos domésticos, você pode transportar até 5 litros em seus recipientes de venda de até 5 litros;
- Em voos internacionais, você pode transportar embalagens de até 100 ml cada, guardadas em sacos plásticos transparentes que possam ser fechados com capacidade máxima de 1 litro.
Eletrônicos e equipamentos fotográficos
- Fones de ouvido e câmeras fotográficas;
- Adaptadores de tomada e power banks (dentro dos limites permitidos pela companhia aérea)
Dicas para otimizar a organização da bagagem de mão
Sabendo quais são os objetos, acessórios e itens permitidos em uma viagem aérea, o passageiro está preparado para arrumar a sua mala.

Levar peças leves e estojos para guardar itens pessoais são truques de organização de malas – Foto: Pixelshot/Divulgação
E nesse momento, alguns truques são essenciais, tanto para não deixar a bagagem muito pesada, quanto também para economizar espaço e deixar a organização mais prática.
Contar com malas que possuem divisórias ou separar itens de maquiagem, higiene pessoal, documentos e eletrônicos em estojos e necessaires facilita a arrumação.
Outro ponto que merece atenção é escolher malas funcionais, com compartimentos internos, tecidos maleáveis e não sejam pesadas para carregar.
Priorize peças coringa e leves, que combinam com diversos looks, para evitar o excesso de peso e ter mais conforto ao longo da viagem.
Lembre-se de manter os líquidos acessíveis, pois eles precisam passar pela inspeção e deixá-los em fácil acesso agiliza esse processo.
Para se precaver, tenha um kit de emergência em mãos, incluindo remédios básicos, lenços umedecidos, uma muda de roupa extra para imprevistos e carregadores para os dispositivos eletrônicos.