Brasileiros do interior do Tocantins retornam ao Brasil com experiências transformadoras após intercâmbio em Barcelona

unnamed (1)

O Programa Jovem Trabalhador, uma iniciativa do Governo do Tocantins em parceria com a Demà Jovem, tecnologia social da Renapsi, tem como objetivo promover a inclusão social e profissional de jovens, oferecendo qualificação e oportunidades no mercado de trabalho. Dez jovens selecionados para o intercâmbio socioeducacional em Barcelona retornaram ao Brasil no dia 24/3, trazendo novas perspectivas e aprendizados. A experiência proporcionou um rico intercâmbio cultural de conhecimentos, com a participação também de jovens imigrantes, residentes na Espanha de diferentes origens, como Colômbia, Marrocos e Equador, no programa Demà Jove, desenvolvido pela Fundesplai na Catalunha.

unnamed (1)
Jovens aprendizes da Demà durante intercâmbio em Barcelona

Durante a iniciativa, os jovens brasileiros trocaram experiências com os demais participantes, vivenciando uma imersão profunda em diferentes culturas e ampliando suas visões e habilidades para um futuro mais promissor no mercado de trabalho, além dos desafios que cada cultura traz.
Ana Carolina Prudêncio, 21 anos, uma das jovens participantes do programa, de Nova Rosalândia, interior do Tocantins, foi recebida com grande honra pelo prefeito de sua cidade ao retornar da experiência internacional. O prefeito Enoque Portilio destacou a importância dessa vivência para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, ressaltando que o intercâmbio amplia as perspectivas e abre novas portas para a carreira da jovem.

“A oportunidade de viver essa imersão cultural em Barcelona ampliou minha visão sobre o futuro e sobre as possibilidades para minha carreira. Esse intercâmbio foi um marco na minha vida, e o aprendizado que trago vai me acompanhar para sempre”, afirmou Ana.

Paula López Ruiz, da Demà Jove, programa similar ao do Brasil na Espanha, abordou a relação da experiência com os jovens brasileiros. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Pude trocar conhecimentos sobre nossa formação e descobrir aspectos da cultura brasileira, como a comida de lá, os bailes e os jogos. Foi fascinante comparar como o mesmo conteúdo é estudado em diferentes países. Além disso, a convivência com os jovens brasileiros me trouxe muita alegria e gratidão. Sem dúvida, seria uma experiência que eu adoraria repetir, especialmente se tivesse a oportunidade de visitar o Brasil”, comentou Paula López.

Já a diretora da Demà Barcelona, Ana Carolina Silva, que recebeu os dez jovens do interior do Tocantins durante uma semana em Barcelona, afirmou que os jovens brasileiros foram recebidos com muito carinho e expectativa por parte dos jovens espanhóis, além de participarem de diversas atividades socioculturais, entre elas o workshop sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abordou questões globais como igualdade de gênero, erradicação da pobreza e sustentabilidade ambiental.

“Eles tiveram a chance de explorar o conceito do Olympism365, uma metodologia que integra os valores olímpicos com a educação por meio do esporte, realizada no Brasil e no mundo pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), uma oportunidade, pois Barcelona sediou a Olimpíada e conta com um legado na cidade. As atividades de intercâmbio cultural foram enriquecedoras, com momentos de inspiração e educação, além disso, uma experiência imersiva no Poble Espanyol com um show de flamenco e ainda um momento de solenidade com a participação da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero com os jovens do estado”, afirmou Silva.

“A parceria entre a Demà no Brasil e a Demà Jove em Barcelona, representada pela Fundesplai, tem sido fundamental para a implementação de programas como o Jovem Trabalhador. Ao combinar formação teórica e prática, a iniciativa proporciona aos jovens tocantinenses uma educação completa, integrando-os ao ecossistema global e ampliando suas oportunidades de inclusão social e profissional”, finaliza Ana Carolina Silva.

E ainda, Aline Ferreira, diretora executiva do programa, que acompanhou os jovens do Tocantins nessa viagem, enfatizou a importância do intercâmbio para o desenvolvimento dos participantes e o impacto positivo que essa iniciativa trouxe para cada um deles, não apenas no aspecto profissional, mas também no crescimento pessoal e na construção de novas possibilidades de futuro.

“Além do aprendizado, eles retornaram ao Brasil com uma visão globalizada e ampliada sobre suas possibilidades de vida e carreira. Eles se tornam exemplos para suas comunidades, mostrando que é possível transformar a realidade por meio da educação, do trabalho e da troca cultural.”

Para conhecer mais sobre o programa, acesse aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.