UFRGS atualiza lista de leituras obrigatórias para vestibular 2026

concurso

LUCAS LEITE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou na última quinta-feira (28) as quatro novas obras que entraram na lista obrigatória para as provas de vestibular deste ano.

Os novos títulos escolhidos são: “Quincas Borba”, de Machado de Assis; “O Demônio Familiar”, de José de Alencar; “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, e “Luanda, Lisboa, Paraíso”, de Djaimilia Pereira de Almeida.

As novas obras substituem quatro obras –”Lisístrata”, de Aristófanes; “Várias histórias”, de Machado de Assis; “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida, e “Coral e outros poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen– que estavam presentes na lista de leitura desde 2023.

O vestibular é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFRGS. De acordo com a instituição, 70% das vagas são destinadas aos candidatos que realizam o vestibular próprio da universidade, enquanto os 30% restantes são preenchidos por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O calendário da UFRGS prevê importantes etapas nos próximos meses. Além da divulgação das leituras obrigatórias, as datas das provas serão anunciadas ainda neste mês de abril.

Em junho, os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. Na sequência, em julho, será publicado o edital e as inscrições estarão abertas. A aplicação das provas está prevista para o mês de novembro.

LISTA DE LEITURAS OBRIGATÓRIAS PARA O VESTIBULAR 2026 DA UFRGS:

Quincas Borba – Machado de Assis
O Demônio Familiar – José de Alencar
Mrs. Dalloway – Virginia Woolf
Luanda, Lisboa, Paraíso – Djaimilia Pereira de Almeida
Niketche: uma história de poligamia – Paulina Chiziane
O avesso da pele – Jeferson Tenório
Mas em que mundo tu vive – José Falero
A terra dos mil povos – Kaká Werá
Água funda – Ruth Guimarães
Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez
Um útero é do tamanho de um punho – Angélica Freitas
Seleta de Canções – Lupicínio Rodrigues: Cadeira vazia (com Alcides Gonçalves), Castigo (com Alcides Gonçalves), Cevando o amargo (com Piratini), Dona Divergência (com Felisberto Martins), Ela disse-me assim (Vai embora), Esses moços (Pobres moços), Foi assim, Loucura, Maria Rosa (com Alcides Gonçalves), Migalhas (com Felisberto Martins), Namorados, Nervos de Aço, Nunca, Se acaso você chegasse (com Felisberto Martins), Vingança e (Xote da) Felicidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.