Distritais se manifestam a favor e contra vitória de Donald Trump no “X”

us vote politics trump

Principal assunto no mundo todo, a vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, na madrugada desta quarta-feira (6), também foi o assunto das redes sociais de alguns deputados distritais de direita e esquerda, na Câmara Legislativa. A maior parte das manifestações, como esperado, partiram de distritais da direita, que comemoraram o retorno do republicano à Casa Branca, a partir de 2025.

Um dos primeiro a se manifestarem no “X” foi Thiago Manzoni (PL). Em seu primeiro mandato, o conservador afirmou que a eleição de Trump foi “para o bem da liberdade do mundo”. “O mundo dá voltas e, às vezes, coloca as coisas no lugar certo de novo! Trump é novamente eleito presidente dos Estados Unidos, para o bem da liberdade no mundo!”, disse em uma primeira postagem. E continuou: “Trump é a vitória de resistência às pautas anticristãs, anticapitalismo e de imigração desenfreada, que colocavam em xeque o cerne da identidade e valores da sociedade americana! Viva o povo americano que demonstrou que, mesmo nas horas mais difíceis, uma sociedade fundada em valores sólidos sabe (que) escolher o caminho correto!”.

Pelo lado progressista, o distrital Fábio Felix (PSol) foi o único a se manifestar após a vitória de Donald Trump. Ele considerou a recondução do presidente americano um “retrocesso histórico”. “A volta de Trump ao poder é um retrocesso histórico não apenas aos EUA, mas para a estabilidade democrática e desenvolvimento mundial. Venceu o identitarismo extremista que só enxerga “pauta identitária” no adversário. O identitarismo que só aceita ser governado por homens brancos, que quer manter seus privilêgios e hegemonia social, atacando os direitos de imigrantes, latinos, negros, mulheres, LGBTs e todas as diversidades e minorias.”

Fábio Felix ressaltou, ainda, que a extrema direita está organizada internacionalmente e lembrou que, apesar de bons índices econômicos, a população estadunidense não tem sentido benefícios na hora de ir ao supermercado.

Também comemorando a vitória de Trump, o deputado Eduardo Pedrosa (União) destacou a presença de outros nomes que apoiaram o candidato vencedor, como o empresário Elon Musk e Robert Kennedy Júnior. ⁠”A vitória de @realDonaldTrump não é apenas dele; é também de grandes mentes como @elonmusk e @RobertKennedyJr. Estamos diante de uma nova era que traz inovação, desenvolvimento e um olhar moderno para as Américas. Musk, com sua visão futurista, pode transformar a eficiência do governo, enquanto Kennedy Jr. traz uma abordagem ousada para a saúde pública. Esse coletivo traz o potencial de isolar a “fake news oficial” e promover informação genuína e imparcial. Esse governo pode marcar um ponto de virada para o mundo, trazendo progresso real e independente!”.

Por fim, o resultado da eleição norte-americana foi destacado pelo líder do governo na Câmara Legislativa Robério Negreiros (PSD). “Legítima a vitória triunfal de @realDonaldTrump à presidência dos EUA. Tenho algumas restrições ao candidato, porém me identifico com os ideais de centro-direita que defendem a diminuição do Estado, o fomento à livre iniciativa e, principalmente, a geração de emprego e renda, o que realmente proporciona riquezas ao nosso povo. Que o Brasil siga esses ideais. As eleições municipais do Brasil já demonstraram essa vertente.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.