Atual campeão, Botafogo perde no Chile em estreia na Libertadores

snapins.ai 488518629 18498936595012637 6787172165840713060 n 1080

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Atual campeão da Libertadores, o Botafogo perdeu por 1 a 0 em sua estreia na competição, contra a Universidad do Chile fora de casa nesta quarta-feira (2), no Estádio Nacional, em Santiago.

O gol da La U foi marcado pelo argentino Di Yorio, que teve passagem pelo futebol brasileiro, atuando no Athletico-PR em 2024.

Assim como aconteceu recentemente com seus principais rivais, o Botafogo manteve a sina dos cariocas de estrear mal sendo o atual campeão. Vencedor da Libertadores em 2022, o Flamengo estreou em 2023 perdendo para o Aucas do Equador por 2 a 1. O Fluminense, campeão em 2023, também começou não muito bem a Libertadores do ano seguinte, empatando com o Alianza Lima, do Peru, por 1 a 1.

Com o resultado, o Botafogo fica em 3º lugar no grupo A da Libertadores. O Estudiantes, que venceu o Carabobo por 2 a 0, soma 3 pontos e fica em 1º lugar.

O próximo compromisso do Botafogo será em casa contra o Juventude, no sábado (5), pela 2ª rodada do Brasileirão. Pela Libertadores, o Botafogo volta a campo no dia 8, jogando em casa contra o Carabobo, da Venezuela.

COMO FOI O JOGO

O Botafogo jogou o 1º tempo da partida no Chile como se estivesse em casa. O time carioca teve mais posse de bola e conseguiu pressionar em alguns momentos.

No entanto, a La U se fechou muito bem, saindo em contra-ataques ocasionais e cedeu poucos espaços para o time visitante abrir o placar. O resultado de ambas as propostas foi um 1º tempo bastante morno no Estádio Nacional.

O 2º tempo começou muito truncado, com faltas sendo marcadas a todo instante. Quem quase abriu o placar aos 9 minutos foi a La U, com Di Yorio cabeceando para uma bela defesa de John.

No ataque seguinte, Di Yorio não desperdiçou e abriu o placar para a Universidad do Chile. O atacante argentino recebeu na grande área em jogada de contra-ataque da La U e ficou cara a cara com John, batendo na saída do goleiro botafoguense.

Após o gol, Renato Paiva fez duas substituições imediatas no Botafogo, colocando Elias Manoel e Artur nos lugares de Patrick de Paula e Matheus Martins. No entanto, a Universidad de Chile continuou com seu futebol de retranca, dificultando a vida do Botafogo, que não conseguiu penetrar na defesa chilena.

Os chilenos também abusaram da catimba até o apito final que decretou a vitória da La U.

UNIVERSIDAD DO CHILE
Castellón; Calderón, Ramírez, Zaldívia, Hormazábal; Altamirano (Poblete), Díaz (Montes), Sepúlveda, Aránguiz; Di Yorio (Contreras), Fernández (Guerra). Técnico: Gustavo Álvarez.

BOTAFOGO
John; Vitinho, Jair, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan), Patrick de Paula (Elias Manoel); Santi Rodríguez (Jeffinho), Igor Jesus, Matheus Martins (Artur). Técnico: Renato Paiva.

Local: Estádio Nacional, Santiago (Chile)
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Cartões amarelos: Patrick de Paula, Gregore e Jeffinho (BOT), Fernández, Sepúlveda, Aránguiz e Guerra (UCH)
Cartões vermelhos: Igor Jesus (BOT)
Gols: Di Yorio (UCH), 14′ do 2º tempo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.