Homem aplicava golpe da “chácara fake” no DF com anúncios falsos

golpe

Por Daniel Xavier

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nesta quarta-feira, 2 de abril, um homem que se passava por dono de chácaras para eventos em Brazlândia. O golpista usava fotos aleatórias, de propriedades que sequer ficavam na região, para criar anúncios falsos nas redes sociais Instagram e Facebook. Pelo menos 10 vítimas caíram no golpe.

Em um dos golpes, o criminoso utilizava imagens de chácaras de outros locais e até de pesque-pagues, como no caso de um anúncio que incluía a frase “Vem pescar” para atrair interessados. O pesque-pague que teve sua foto utilizada também foi uma das vítimas. O homem foi preso em sua casa, na localidade Sol Nascente, onde também foi cumprido um mandado de busca.

O golpe

Conforme a PCDF, o esquema funcionava da seguinte maneira: o golpista publicava anúncios com fotos de chácaras situadas em Brazlândia, e as vítimas entravam em contato com ele. O criminoso fornecia detalhes sobre o aluguel do espaço e exigia um sinal para garantir a locação. Após o pagamento, ele desaparecia e deixava de responder às mensagens das vítimas.

Para dificultar o rastreio do dinheiro, o golpista se valia de “laranjas”, ou “conteiros”, que cediam contas bancárias para o recebimento dos valores das fraudes. Além disso, ele também orientava as vítimas a realizarem o pagamento de um valor pelo aluguel em contas indicadas para compras online, tornando ainda mais difícil o rastreamento.

Investigações

A investigação iniciou quando a 18ª DP recebeu a denúncia de um morador de Brazlândia que havia sido enganado. Durante as diligências, a polícia descobriu que o criminoso havia aplicado o mesmo golpe em outras 10 vítimas no Distrito Federal. Além disso, foi constatado que o preso já tinha envolvimento anterior em delitos de estelionato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.