ABRIL AZUL: cinco filmes sobre o transtorno do espectro autista (TEA)

Confira a lista e se emocione com essas obras do cinema (Foto Divulgação(

Abril Azul é o mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma campanha que visa ampliar o conhecimento sobre o autismo e promover a inclusão. O cinema tem sido uma ferramenta poderosa para retratar as vivências de pessoas autistas, seus familiares e amigos, ajudando a sensibilizar o público sobre o tema.

Confira cinco filmes nacionais e internacionais que abordam o autismo de maneira sensível e emocionante:

  1. Rain Man (1988)
    Um dos filmes mais conhecidos sobre o autismo, “Rain Man” acompanha a jornada de Charlie (Tom Cruise), um homem egoísta que descobre que seu irmão, Raymond (Dustin Hoffman), recebeu uma herança milionária do pai. Raymond é autista e possui habilidades extraordinárias com números. A relação entre os irmãos se transforma ao longo da viagem que fazem juntos, proporcionando uma visão profunda sobre o TEA e a importância do respeito e da empatia. Disponível na MGM.

Confira o trailer:

  1. Tudo Que Quero (2017)
    Neste drama estrelado por Dakota Fanning, conhecemos Wendy, uma jovem autista apaixonada por Star Trek que decide participar de um concurso de roteiros. Para isso, embarca em uma jornada sozinha, desafiando suas limitações e mostrando sua autonomia. O filme traz uma visão sensível sobre a independência e os sonhos de pessoas no espectro autista. Disponível para alugar na Prime Video e Apple TV.

Confira o trailer:

3 – Tão Forte e Tão Perto (2012)
O menino Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks). Os dois costumam brincar de um jogo elaborado de expedição, o que ajuda Oskar a se envolver mais com a família e com a sociedade. Porém, o pai acaba morrendo no atentado do 11 de setembro e Oskar decide fazer uma expedição por Nova York. Disponível na Max.

Confira o trailer:

4 – Meu Filho, Nosso Mundo
O comediante Max Bernal (Bobby Cannavale) mora com seu pai Stan (Robert De Niro) e não concorda com os métodos de criação de Jenna (Rose Byrne), mãe do seu filho Ezra, de 11 anos, diagnosticado com autismo. Em uma atitude errada, Max leva Ezra de casa e parte em uma viagem de carro para que os dois possam reencontrar pessoas e ter novas experiências de vida. Disponível na Prime Video.

Confira o trailer:

5 – MMA – Meu Melhor Amigo (2025)
Max (Marcos Mion) é um grande campeão de MMA, mas está enfrentando vários desafios: lesões no ombro, a possibilidade do fim de sua carreira e o afastamento do ringue. Ao mesmo tempo, ele descobre ser pai de Bruno (Guilherme Tavares), um menino autista de 8 anos. Assim, ele precisa aprender a conhecer seu filho, ressignificar seus valores e se preparar para a maior luta da carreira. Disponível na Disney+.

Veja o trailer:

O post ABRIL AZUL: cinco filmes sobre o transtorno do espectro autista (TEA) apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.