Seu cabelo pode estar impedindo sua promoção? Entenda a ‘Hair Theory’

Pequenas mudanças no corte, na cor ou no penteado podem influenciar a forma como você é percebida – Foto: Freepik/ND

Você já parou para pensar que pode ser o seu cabelo que está impedindo você de alcançar seus objetivos? A forma como cuidamos e apresentamos nosso cabelo pode transmitir mensagens sobre quem somos e quais são nossas ambições. Aprenda a usar suas madeixas a seu favor.

O que é a “Hair Theory”?

Segundo a influenciadora e diretora criativa Marcela Carrasco, fundadora da Eora Eyewear, “ao longo dos anos, as pessoas começaram a entender cada vez mais a importância do cabelo para a nossa imagem. Tem uma teoria em Hollywood, que é o nosso máximo ali de imagem que conhecemos hoje em dia. Que é a Hollywood Hair Theory, que basicamente fala que as mulheres mais importantes da história sempre se apoiam em seus cabelos para construir sua imagem, sua identidade visual e consolidar sua presença”.

Marcela cita Marilyn Monroe, Beyoncé, Taylor Swift e Billie Eilish como exemplos de celebridades que possuem cabelos icônicos, que, segundo a diretora de conteúdo, se tornaram parte indissociável de suas marcas pessoais. Ela ressalta que os fios de nosso cabelo são muito importantes para a construção de uma identidade visual.

Doechii também vem se destacando por seus penteados impecáveis – Foto: Swamp Princess/@doechii/Instagram

Marcela destaca a história de Marilyn Monroe como um exemplo marcante. Você sabia que ela não era loira natural? Na verdade, a atriz nasceu ruiva, mas decidiu pintar o cabelo de loiro platinado para construir a imagem que queria passar: uma mulher forte, dedicada ao trabalho e com um forte apelo sensual.

A importância do cabelo na primeira impressão e no sucesso

De acordo com diversas pesquisas, o ser humano leva cerca de sete segundos para formar uma primeira opinião sobre alguém. Uma das primeiras características que percebemos é justamente o cabelo.

Segundo Carrasco, os fios podem revelar traços de personalidade:

  • Desconstruído, colorido ou com camadas: sugere alguém criativo, descolado, moderno;
  • Cortes e tons clássicos (castanho, preto, cobre): remete a uma imagem mais sóbria, elegante, tradicional;
  • Loiro dourado, com ondas: pode comunicar feminilidade, delicadeza;
  • Alinhado e bem cuidado: transmite profissionalismo, organização, autocuidado;
  • Descuidado (opaco, sujo, com caspa): passa uma imagem de desleixo e falta de atenção consigo mesmo.

Marcela explica sua visão com uma metáfora. Ela diz que, ao contratar alguém, imagina duas pessoas: uma com cabelos limpos e bem alinhados, unhas cuidadas e pele bem tratada, sem sinais de sujeira; e outra com uma aparência desleixada.

“Quem eu, Marcela, vou contratar? A pessoa que está bem cuidada. Porque eu penso: estou precisando de auxílio na minha empresa, então vou contratar alguém que não cuida nem de si mesma? Como essa pessoa vai cuidar do trabalho?”, afirma a diretora de conteúdo.

Como aplicar a ‘Hair Theory’ na prática

Sabrina Carpenter mudou completamente o rumo de sua carreira ao redefinir o seu visual de forma drástica – Foto: Sabrina Carpenter/@sabrinacarpenter/Instagram

Para aplicar a Hair Theory na prática, de acordo com Marcela Carrasco, é importante pensar no que você quer comunicar com seu cabelo. Se deseja passar seriedade para uma promoção ou criatividade para um projeto, escolha um corte, cor ou estilo que reflita essa mensagem.

Ela ressalta, ainda, que manter os fios saudáveis é o mais importante, pois um cabelo bem tratado transmite cuidado e vitalidade. Se quer se destacar, aposte em um visual marcante, como um corte diferenciado ou uma cor única.

Confira o vídeo da diretora de conteúdo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.