Pesquisa coloca Celina, Michelle e Ibaneis à frente

ibaneis celina e michelle

Levantamento do Paraná Pesquisas, hoje um dos mais respeitados do País, coloca a vice-governadora Celina Leão como franca favorita para o governo do Distrito Federal no ano que vem. Para o Senado, também por margem ampla, os eleitos seriam Michelle Bolsonaro e o atual governador Ibaneis Rocha.

A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira, 31. De acordo com os resultados, na disputa pelo Buriti, Celina Leão, do PP, teria 36,6% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, o senador Izalci Lucas, do PL, que estaria com 11,3%.

Ficaria pouco mais à frente do candidato das esquerdas na última eleição, Leandro Grass (coligação PV-PT-PCdoB), que teria 11,2%. Hoje Grass é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A seguir aparecem a distrital Paula Belmonte, do Cidadania, com 7,6%, e outro candidato da esquerda lulista, Ricardo Cappelli, com 5,8%.

Filiado ao PSB, Cappelli foi interventor do governo Lula no Distrito Federal após o badernaço de 8 de janeiro. Por fim, aparece o nome de Eduardo Pedrosa, do União Brasil, que não assumiu sua candidatura, mas teria 5,4%.

Ibaneis se sente animado

Ao ser informado da pesquisa, que o coloca em excelente posição para o Senado – além de favorecer sua sucessora preferida – o governador Ibaneis Rocha avaliou que os números “dão ânimo para seguir em frente e disputar as próximas eleições com o nosso grupo político unido”.

Para Ibaneis, os resultados refletem “o esforço do nosso governo para atender da melhor forma as demandas da população do Distrito Federal”. Ibaneis admite que ainda há muito a fazer, principalmente na saúde, mas a conclusão da pesquisa nos dá ânimo para seguir em frene e disputar as próximas eleições com nosso grupo unido”.

Vantagem também para o Senado

Essa preocupação com a união do grupo de Ibaneis, que reúne PP, MDB, Republicanos e vários outros partidos, se dá pelo favoritismo de Michelle Bolsonaro, do PL, para o Senado. Embora Michelle seja próxima de Celina e do próprio Ibaneis, existia o temor de que sua votação se refletisse na segunda cadeira de senador.

A Paraná Pesquisas mostra, ao contrário, que a dupla de frente é composta por Michelle, o que era previsível, com 42,9%, mas seguida muito de perto por Ibaneis, com 36,9%. Em terceiro lugar, uma surpresa, a atual senadora Leila Barros, com 26,7%. Dentre todos os candidatos alinhados com o PT é a que aparece em melhor posição. A seguir vêm Érika Kokay, do PT, com 24,2%,

Bia Kicis, que faria dupla no PL, com 20,7% e enfim outra petista, Rosilene Corrêa, com 8,1% – se bem que Rosilene deve postular uma cadeira de deputada federal. A Paraná Pesquisas ouviu 1.600 eleitores do DF, a confiança do estudo é de 95% e a margem de erro, de 2,5%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.