Workshop formativo mobiliza procuradorias da Mulher de todo o Estado

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda-feira (31/03), o I Workshop Formativo das Procuradorias da Mulher do Ceará. 

Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Casa, o evento encerra as atividades do Mês da Mulher na Alece e conta com palestras, oficinas e troca de experiências entre procuradorias municipais da Mulher, além da posse simbólica da nova composição da PEM, que tem a deputada Juliana Lucena (PT) como titular e as deputadas Larissa Gaspar (PT), Emilia Pessoa (PSDB) e Luana Régia (Cidadania) como procuradoras adjuntas.

Para a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, é motivo de satisfação acompanhar cada vez mais mulheres despertando para a luta e a defesa dos direitos. “A violência de gênero na política é uma realidade, seja verbal, psicológica ou simbólica. É um assunto que precisa ser discutido com urgência e seriedade, e é por isso que nós temos que nos unir para trazer cada vez mais luz para esse assunto”, defendeu.

Ela complementou que as mulheres devem ser líderes colaborativas, entendendo que precisam atuar conjuntamente para enfrentar os problemas. “É uma consciência que devemos ter e que devemos fortalecer, porque, quando nos apropriamos disso, nós não estamos fortalecendo apenas a democracia, mas sim o futuro de políticas públicas que vão promover muito mais justiça social e igualdade”, ressaltou Tainah Marinho.

Deputada Juliana Lucena (PT), procuradora Especial da Mulher da Alece, falou sobre a importância das discussões realizadas no workshop,A procuradora Especial da Mulher da Alece, deputada Juliana Lucena, avaliou o workshop como uma oportunidade de trocar conhecimentos e de fortalecer a luta pelos direitos das mulheres. “É um momento de fortalecimento da nossa luta, de união entre as 125 procuradorias que temos atualmente implantadas no Ceará. Temos mais 15 em fase de implantação, e não tenho dúvidas de que, com o apoio do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), vamos chegar aos 184 municípios cearenses”, informou. A titular da PEM adiantou ainda que, em breve, vão ser realizados encontros regionais do órgão no interior do Estado.

A senadora Augusta Brito (PT/CE) elogiou a condução dos trabalhos da PEM, da qual já foi titular enquanto deputada da Casa, enaltecendo a ampliação da abrangência para diversos municípios cearenses.

“Nós conseguimos estar em mais de 100 municípios do Estado. Vejo como as últimas procuradoras têm dado continuidade e melhorado os serviços da Procuradoria. A PEM ganhou uma dimensão para além dos prédios do Legislativo estadual, fazendo com que a Alece chegue perto das mulheres nos municípios”, comentou a senadora.

Ela reforçou ainda que a Procuradoria busca levar pautas extremamente femininas para todo o Estado. “Além do combate à violência, as procuradorias da Mulher empoderam as vereadoras e outras mulheres, então vejo como uma inspiração para que cada vez mais elas se percebam no mundo político e se fortaleçam, sentindo que também podem participar desse espaço”, avaliou

De acordo com a coordenadora da PEM, Érica Praciano, o primeiro workshop formativo teve o objetivo de apresentar várias ações e temáticas voltadas para a violência política de gênero, bem como pautas de empreendedorismo feminino. “É uma iniciativa da nova gestão da PEM, que busca reunir representantes das câmaras municipais e da sociedade civil para discutir sobre diferentes temáticas e apresentar a atuação da nossa Procuradoria para os municípios que ainda não têm esse equipamento instalado”, salientou.

Para a vereadora de Camocim Iracilda Rodrigues, que participou do evento, a iniciativa da Alece é mais um passo para fortalecer as atividades desenvolvidas pelas procuradorias municipais e estreitar laços entre os equipamentos. “É um momento de troca de experiências muito válido para todas nós participantes, pois podemos ouvir as demandas, questões e reivindicações de cada município, enriquecendo as atividades diárias nas nossas localidades”, assinalou.

Evento reuniu autoridades e representantes de diversos municípios cearenses 

Participaram ainda do encontro a coordenadora do programa Alcance Enem da Alece e vice-presidente da Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, deputada Jô Farias (PT); a secretária do Planejamento e Gestão Interna da Secretaria das Mulheres (SEM) do Estado, Lily Frota, entre outras autoridades.

PROGRAMAÇÃO

Durante a manhã, o evento contou com palestra da servidora do Senado Federal Isabela Lisboa, que abordou a violência política de gênero e o fortalecimento do trabalho das procuradorias da Mulher, além de duas oficinas.

A primeira buscou promover um debate interativo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política, bem como estratégias para fortalecer as procuradorias da Mulher e ampliar a participação feminina nos espaços de decisão, com facilitação também de Isabela Lisboa.

Já a segunda, intitulada “Planejamento de Projetos de Empreendedorismo Feminino”, apresentou uma ferramenta prática para orientar o desenvolvimento de programas e projetos voltados ao empreendedorismo feminino, sendo especialmente útil para lideranças institucionais, políticas e do terceiro setor. A atividade foi conduzida pela presidente da Fundação Mulheres Aceleradas e membro da Comissão sobre a Situação das Mulheres na Organização das Nações Unidas (ONU – NY), Larissa DeLucca.

Autor: Da redaçao com ascom/fotos: Pedro Albuquerque / Alece

Adicionar aos favoritos o Link permanente.