Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, fala sobre a dominação do futebol pelo YouTube: “é a nova casa dos esportes”

imagem do whatsapp de 2025 03 31 à(s) 11.57.54 e4db1fd8

O YouTube não está apenas transmitindo futebol, está reinventando como ele é consumido. A plataforma encerrou a temporada dos estaduais de 2025 com um marco histórico: exibiu pelo menos uma partida de todos os 27 campeonatos regionais do país, do Paulistão ao Amazonense. E os números comprovam o sucesso com a final entre Palmeiras e Corinthians, na CazéTV, atingindo 17,6 milhões de visualizações, enquanto clássicos como Fluminense x Flamengo registraram 3,1 milhões no Canal GOAT.

imagem do whatsapp de 2025 03 31 à(s) 11.57.54 7956ebd9
YouTube bate recorde nos estaduais e vira principal plataforma de transmissão esportiva no Brasil: 35 bilhões de horas de conteúdo consumidas em 2024. (Reprodução/Redes Sociais)

Para Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, esses dados não são apenas impressionantes, mas a confirmação de uma tendência irreversível. “A vitória do Corinthians na final do Paulistão marcou o fim da maioria dos campeonatos estaduais de futebol, registrando a maior audiência de uma competição de clubes na CazéTV”, destacou ele em seu LinkedIn. “Neste ano, do Rio Grande do Sul ao Amapá – passando pelo Rio, onde meu Flamengo foi campeão – o YouTube transmitiu ao menos uma partida de cada um dos 27 torneios do país.”

Coelho reforça que a plataforma já é, definitivamente, o destino principal para fãs de esportes. “Hoje, são consumidos nele mais de 35 bilhões de horas de conteúdo esportivo em todo o mundo por ano.” E o crescimento não para, já que em 2024, o tempo de exibição de esportes no YouTube via TV conectada subiu mais de 30% em relação a 2023.

imagem do whatsapp de 2025 03 31 à(s) 11.57.54 327c4b7c
CazéTV assume liderança no streaming esportivo e números que superam emissoras tradicionais. (Reprodução/Redes Sociais)

Victor Machado, head de Parcerias de Esportes do YouTube Brasil, ecoa essa visão em entrevista ao InfoMoney, publicada no último dia 27 de março, citando a transmissão do Brasileirão na CazéTV como um divisor de águas. “Não há limite. Ao longo dos anos, temos desenvolvido um trabalho constante para garantir que o usuário tenha a melhor experiência, mesmo em picos de audiência”, afirmou. O jogo Corinthians x Santos, pela sétima rodada do Paulistão, por exemplo, teve mais de 4,5 milhões de visualizações simultâneas, sem falhas.

Estratégia, Publicidade e o Futuro
O modelo de negócios também está evoluindo. Com patrocinadores como Casas Bahia, Claro e McDonald’s já garantidos para o Brasileirão 2025, a plataforma prova que o interesse das marcas é tão grande quanto o dos torcedores. Machado ressalta que a publicidade é inserida de forma inteligente — nos intervalos, pré ou pós-jogo — para não atrapalhar a experiência.

E o que vem pela frente? Para Fábio Coelho, o movimento só vai acelerar. “Em 2024, o tempo de exibição de esportes no YouTube via TV conectada cresceu mais de 30% em relação ao ano anterior. E essa tendência só deve acelerar.” Com 75 milhões de brasileiros acessando o YouTube em TVs conectadas, a plataforma não só conquistou seu espaço como está redefinindo o futuro das transmissões esportivas. Enquanto os tradicionais canais de TV lutam para se adaptar, o YouTube já saiu na frente e, pelos números, não pretende perder a liderança tão cedo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.