Brasil: abril terá calor acima da média e pouca chuva

O mês de abril será marcado por temperaturas acima da média nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e em parte do Nordeste, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, essas áreas enfrentarão chuvas mais escassas, seguindo a tendência observada no verão, que terminou em 20 de março.

Apesar da influência do fenômeno La Niña, o último verão foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961. Enquanto as chuvas superaram a média histórica na faixa norte do país, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, os índices pluviométricos ficaram abaixo do esperado. Em abril, o centro-sul do Brasil e algumas áreas do Nordeste deverão registrar temperaturas superiores a 24°C, enquanto o Norte e parte do Nordeste terão temperaturas dentro da média, entre 26°C e 28°C.

O Inmet prevê chuvas irregulares no Centro-Oeste e Sudeste, com maior concentração no leste do Sudeste. No Sul, a estiagem será mais intensa no extremo-sul do Rio Grande do Sul e no centro de Santa Catarina. No entanto, algumas áreas poderão ter precipitações acima da média, favorecendo a recuperação do solo.

Para o outono, que começou em 20 de março e termina em 20 de junho, a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, aponta que as chuvas continuarão mais intensas apenas na faixa norte do país. No restante do território, especialmente no centro-sul, a previsão indica temperaturas acima da média, com algumas incursões de massas de ar frio a partir de abril.

Com informações Agência Brasil

The post Brasil: abril terá calor acima da média e pouca chuva appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.