O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pré-candidato ao Senador Federal, comemorou o resultado do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. O chefe do Executivo local abriu pouco mais de 10 pontos percentuais para a senadora Leila Barros (PDT) na disputa por uma vaga no Congresso Nacional em 2026, e está a seis pontos da líder da corrida, Michelle Bolsonaro (PL).
“Estou pronto para as eleições do ano que vem. Vamos marchar unidos com a centro-direita”, exaltou Ibaneis Rocha, ao Jornal de Brasília.
De acordo com a pesquisa, Michelle Bolsonaro tem 42,9% das intenções voto, no levantamento estimulado. A segunda posição é do governador Ibaneis, que vem com 36,9% das menções. A terceira posição vem com a senadora Leila, que tem 26,7%, com Érika Kokay (PT) na sequência, marcando 24,2%.
Na avaliação do chefe do Executivo, a ala progressista do DF perdeu força no Distrito Federal. “A esquerda em Brasília, historicamente, sempre teve em torno de 30% dos votos. Não me surpreende o percentual da Leila”, avalia. “Eles agora estão abaixo disso.”
A lista apresentada pelo Instituto Paraná conta ainda com a deputada federal Bia Kicis (PL), com 20,7%, e Rosilene Correa (PT), com 8,1%.
Vagas
Para as eleições de 2026, cada unidade da Federal irá escolher dois senadores. Confirmando-se o cenário, o atual governador estaria com a segunda vaga, neste momento, com uma boa vantagem para o terceiro e quarto lugar, que estão com nomes da esquerda.