Três argentinos são condenados por morte em SC

O Tribunal do Júri da comarca de Garopaba condenou, na última semana, três argentinos pelo crime de lesão corporal seguida de morte de um compatriota na Praia da Ferrugem, em 19 de janeiro de 2006. O trio recebeu penas que somam 21 anos de prisão em regime semiaberto. O caso teve grande repercussão na Argentina na época do ocorrido.

A vítima, um jovem argentino de 23 anos, estava observando uma briga generalizada entre veranistas na região de uma pousada quando fez um comentário crítico sobre a violência de argentinos em viagens ao exterior. Dois dos acusados se irritaram e começaram a agredi-lo. Um deles desferiu um soco que fez o jovem cair e bater a cabeça no chão, levando à sua morte.

Em seguida, o terceiro réu se aproveitou da situação e lançou uma pedra de 17,5 kg contra a cabeça da vítima, que já estava inconsciente. O laudo pericial confirmou que a causa da morte foi traumatismo cranioencefálico, provocado por impacto mecânico e objeto contundente.

O Conselho de Sentença desclassificou a acusação de homicídio tentado, transferindo a competência do julgamento para uma magistrada singular, que condenou os réus por lesão corporal seguida de morte. O processo demorou a ser concluído devido à necessidade de expedição de diversas cartas rogatórias, já que tanto os acusados quanto muitas testemunhas eram estrangeiros, o que exigiu comunicação entre os sistemas judiciários dos dois países.

The post Três argentinos são condenados por morte em SC appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.