CadÚnico: reforço de mutirões em Natal reduz fila em até 10 mil cadastros

Foto: cedida

Os mutirões que têm sido realizados pela Secretaria Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) ajudaram a reduzir a demanda por cadastros e atualizações no CadÚnico em cerca de 10 mil. No mais recente deles, que aconteceu entre os dias 27 e 29 no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, foram feitos 6 mil atendimentos, além de 1,5 mil agendamentos para os próximos dias. Com o reforço das ações, de acordo com Nina Souza, titular da pasta, a demanda reduziu de aproximadamente 30 mil para 20 mil.

No dia 22, outro mutirão havia sido realizado em Mãe Luiza, com atendimento a 600 pessoas. Nina Souza avalia as ações como uma medida extremamente positiva. “O mutirão do Nélio Dias superou todas as nossas expectativas. Quando assumimos a pasta, tínhamos uma demanda de mais ou menos 30 mil cadastros e agora conseguimos reduzir para cerca de 20 mil. Esperamos zerar tudo até setembro”, afirmou a secretária. Com a ação, muita gente foi ao Nélio Dias, especialmente no primeiro dia de mutirão. Para evitar maiores transtornos, a Secretaria distribuiu, na noite da quinta-feira (27), as fichas do dia seguinte.

Ao todo, 100 servidores foram destacados para fazer os atendimentos no ginásio. No total, foram distribuídas 1,2 mil fichas. Podem participar do CadÚnico as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Para realizar a inclusão ou atualização, é necessário apresentar os documentos originais de todos os membros da família. O responsável familiar (maior de 16 anos) deve levar CPF ou título de eleitor. Também é preciso apresentar a carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência atualizado e declaração escolar dos filhos entre 6 e 18 anos.

A atualização dos dados deve ser feita sempre que houver mudanças no endereço, composição familiar (nascimento ou óbito), renda ou escola dos filhos. A Semtas alerta que atualização cadastral é fundamental para que as famílias continuem acessando os programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada e o Minha Casa Minha Vida. Quem precisar inserir ou atualizar as informações deve fazer o agendamento pelo aplicativo “Natal Digital” e depois procurar o atendimento presencial.

Tribuna do Norte

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