Responsável por futuro trem até Campinas vence leilão de linhas da CPTM

cptm 2

São Paulo, 28 – As Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além do serviço Expresso Aeroporto (até o terminal internacional de Guarulhos), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão administradas pela Comporte Participações, que arrematou o leilão de parceria público-privada (PPP) do projeto Lote Alto Tietê. As linhas passam pela zona leste da capital, além de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes, na região metropolitana. O leilão foi realizado ontem na B3.

A Comporte faz parte do consórcio responsável pelo futuro Trem Intercidades (até Campinas) e superou o único concorrente na disputa, o Grupo CCR, o mesmo da ViaMobilidade (que responde hoje pelas Linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e futura 17-Ouro). Venceria o leilão a melhor proposta econômica, com o maior desconto porcentual em relação ao valor de três contraprestações do Estado de São Paulo à empresa. A Comporte ofereceu 2,57%. Já a CCR ofereceu deságio de 1,45%.

Com a PPP, a empresa assume operação, manutenção e modernização das linhas por um período de 25 anos. O contrato prevê que deverá ser feito investimento de R$ 14,3 bilhões nas linhas, além de reformas e a construção de novas estações no Bom Retiro (centro da capital) e na Grande São Paulo, como Mogi das Cruzes e Guarulhos.

A estimativa do Estado é dobrar o número de passageiros até 2040, para cerca de 1,3 milhão ao dia. “A gente está falando em estações que ganharão acessibilidade, um sistema de comunicação muito mais moderno, um dos mais modernos do mundo”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) após o leilão.

O leilão motivou uma ameaça de paralisação dos ferroviários das três linhas na quarta-feira, mas a categoria desistiu do movimento após audiência na Justiça do Trabalho. Anteontem, a categoria fez um protesto na frente da B3, e três manifestantes foram detidos.

CONCORRÊNCIA

Sobre o leilão ter atraído só dois concorrentes, Tarcísio disse que isso se deveu ao fato de haver “poucos operadores no mundo” e que buscará operadores estrangeiros para leilões futuros – o próximo deve ser o das Linhas 10 e 14, segundo Tarcísio. “Nós tivemos alguns operadores europeus estudando essas linhas. Não funcionaram as propostas, mas já se prepararam para estudar o próximo leilão”, declarou.

Ao todo, estão previstas oito novas estações com implementação pela concessionária. Uma delas ficaria no Bom Retiro (Linha 11). As demais, na zona leste, em Mogi das Cruzes e em Guarulhos. São elas: Lajeado (Linha 11), Cezar de Souza (Linha 11), Cangaíba (Linhas 12 e 13), Jardim dos Eucaliptos (Linha 13), São João (Linha 13), Presidente Dutra (Linha 13) e Bonsucesso (Linha 13). Há, ainda, a previsão de duas novas estações a serem instaladas pelo poder público, previstas no contrato da expansão da Linha 2-Verde: Penha e Gabriela Mistral. O edital da PPP determina ainda reforma parcial de 24 estações, como Palmeiras-Barra Funda, Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e outras. Já as obras de reconstrução (com a demolição da atual estrutura) envolvem quatro: Mogi das Cruzes, Estudantes, Jundiapeba e Itaquaquecetuba. Essas obras não poderão interromper a operação.

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.