Livro celebra a arte, a cultura e a história de Itajaí

Com uma abordagem inovadora que integra literatura, música e artes visuais, o livro infantil Açu será lançado no dia 03 de abril, às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí (SC). Destinada a todas as crianças, a obra escrita por Maria Fernanda d’Ávila e produzida musicalmente por Liza Amaral, traz elementos sonoros e visuais da cidade litorânea para enriquecer a experiência literária de pequenos e grandes leitores. Durante o lançamento, que é aberto à comunidade e gratuito, o público poderá conferir, além da história, a canção inédita criada exclusivamente para o livro e os sons produzidos para a história.

O livro infantil Açu estará disponível a partir do dia 03 de abril, nos formatos físico e digital. Acessíveis por meio de QR Code, no site da Editora Sambaqui poderão ser conferidos o ebook, a versão em vídeo com audiodescrição e interpretação em LIBRAS, bem como a canção tema da história.

“Este livro de história para crianças apresenta a cidade de Itajaí e toda a sua potência cultural e artística, seus sons e cores, com objetivo de ampliar as dimensões social e cultural na primeira infância. Até onde conseguimos pesquisar, trata-se de um trabalho inédito em Santa Catarina com esse foco na cultura, história e patrimônio da cidade por meio de múltiplas linguagens. A nossa intenção é despertar não só a imaginação e a curiosidade literária dos pequenos leitores, mas ir além, conscientizá-los sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade”, destaca Maria Fernanda d’Ávila, autora do livro.

A narrativa é conduzida pelo Rio Itajaí-Açu, elemento fundamental da identidade local. Durante a leitura, crianças e adultos são convidados a explorar os patrimônios culturais da cidade, como o Museu Histórico de Itajaí, o Bico do Papagaio, a Igreja Matriz, a Sociedade Sebastião Lucas, o Mercado Público, entre outros locais icônicos. A construção coletiva e criativa do livro, em suas múltiplas linguagens, contou com a participação de diferentes artistas da região. 

“A experiência estética proposta pelo livro reforça a importância do pertencimento cultural desde a primeira infância. A ideia é oferecer um material de qualidade para essa faixa etária, que estimule a criatividade, o imaginário e a valorização da cultura local”, comenta Liza Amaral, responsável pela direção musical da obra.

Além do lançamento na Casa da Cultura Dide Brandão, estão previstas outras duas atividades: um evento de apresentação do livro voltado exclusivamente para o público infantil na Biblioteca Pública de Itajaí, no dia 03 de maio, às 10h; e formação em mediação cultural e contação de histórias sonorizadas para profissionais da educação infantil, programadas para o dia 30 de abril, das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação.

O projeto “Itajaí, a Cidade do Som” nasceu do encontro entre as autoras, ambas arte-educadoras com vasta experiência, formação e sensibilidade na área das artes visuais e música para a infância. O livro Açu é o primeiro produto deste projeto, que prevê muito mais arte para as crianças da cidade. A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com o patrocínio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Itajaí, além de renúncia fiscal do Teporti Terminal Portuário de Itajaí e patrocínio direto da Starta.

The post Livro celebra a arte, a cultura e a história de Itajaí appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.