Cachorro resgatado em Fortaleza tem quase 3 kg de pelos sujos retirados e tutora é presa por maus-tratos

cachorro resgatado maus tratos fortaleza antes e depois 1 (1)

Um cachorro mestiço de vira-lata com poodle, chamado Scooby, foi resgatado pela Polícia em Fortaleza, na última quinta-feira (27/3), após denúncias de maus-tratos. A tutora, uma mulher de 47 anos, foi presa em flagrante.

Após o resgate, Scooby foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e, em seguida, encaminhado para uma clínica veterinária pelo abrigo Anjos da Proteção Animal (APA).

Os veterinários encontraram Scooby com pulgas, carrapatos e miíase, uma infecção causada por larvas de moscas. Além disso, devido ao peso dos pelos endurecidos, o animal desenvolveu nódulos de sangue na pele.

Durante a tosa, foram retirados 2,9 kg de pelos, que estavam ferindo a pele e impedindo sua locomoção. O processo teve que ser feito com tesouras, pois as máquinas não conseguiam cortar a pelagem. Devido à dor e ao cansaço do animal, a tosa foi interrompida e será concluída nesta sexta-feira (28).

Scooby foi encontrado em um corredor externo da casa, sem acesso a água ou comida. Na delegacia, a tutora afirmou que ele tinha cerca de 14 anos e que não era tosado porque atacava os tosadores.

Entretanto, a ativista Stefani Rodrigues, fundadora do abrigo APA, contesta essa versão. Segundo uma análise veterinária preliminar, Scooby teria aproximadamente 6 anos. Além disso, Stefani declarou que o cachorro não demonstrou agressividade durante o resgate.

A mulher foi autuada por maus-tratos e presa em flagrante. Ela passará por uma audiência de custódia, e, se condenada, poderá pegar uma pena de dois a cinco anos de prisão.

Já Scooby permanecerá sob os cuidados do abrigo APA, que atualmente abriga cerca de 600 animais. O grupo está arrecadando doações para cobrir os custos do tratamento veterinário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.