Nesta sexta-feira (28), o Cineclube Mapati apresenta, às 18h30, o aclamado documentário MUCO – Contradição na Tradição, no Espaço Cultural Mapati, localizado na 707 Norte. A entrada será gratuita, com ingressos disponíveis para retirada no Sympla. Com 109 minutos de duração, o longa do diretor Oberom, uma coprodução entre Brasil, Índia e Estados Unidos, mergulha no universo do Yoga e seus princípios éticos, trazendo à tona as complexas contradições que permeiam essa prática milenar.
Através da jornada de dois irmãos mineiros que viajam à Índia para estudar o Yoga e os Yamas, os princípios fundamentais que regem essa filosofia, o documentário busca desmistificar o imaginário ocidental sobre as tradições espirituais da Ásia. Além de apresentar uma visão mais profunda da prática, MUCO revela camadas ocultas dessa tradição, trazendo à tona reflexões sobre suas implicações no cenário global atual.
Entre os entrevistados estão nomes de peso como Sri Sri Ravi Shankar, Vandana Shiva, e Antônio Donato Nobre, que enriquecem a narrativa com diferentes perspectivas sobre a prática e seus dilemas. O documentário foi selecionado para 40 festivais internacionais e conquistou 21 prêmios, incluindo 13 de Melhor Documentário.O Cineclube Mapati, um espaço dedicado à reflexão social por meio do cinema, faz parte do projeto ARTEAR – Direito à Infância, Saúde Mental, Tradição e Salvaguarda Artística. Com sua programação de exibições gratuitas, a iniciativa promove o debate de questões sociais relevantes, utilizando o cinema como uma ferramenta de transformação e conscientização.
Serviço:
Cineclube Mapati
Data: Sexta-feira, 28 de março de 2025
Horário: 18h30
Local: Espaço Cultural Mapati – SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF
Classificação Indicativa: Livre
Entrada franca – retire seu ingresso: Sympla
Mais informações: (61) 3347 3920
Apoio: FUNARTE
Fomento: SECEC/DF