Apoio do GDF ao Rio Grande do Sul é reconhecido no 1º Encontro de Proteção Social em Emergências

apouo gdf

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), recebeu, nesta quinta-feira (27), um certificado de reconhecimento e agradecimento pelo apoio e suporte da unidade da Federação durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado. 

A honraria foi concedida durante o 1º Encontro de Proteção Social em Emergências: Experiência da Força de Proteção do Suas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.

“Essa homenagem reforça nosso papel na Força de Proteção do Suas [Sistema Único de Assistência Social]”, lembrou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.  “O envio de especialistas e servidores do Suas do DF para integrar a estratégia nacional e a execução do plano de apoio ao Rio Grande do Sul demonstra nosso compromisso com a proteção social além das fronteiras do DF. Tivemos bons resultados porque a Sedes tem uma expertise consolidada no atendimento a vítimas de crises climáticas e outras emergências, garantindo assistência qualificada a quem mais precisa.”

Homenagens

Brasília foi reconhecida entre as cidades que auxiliaram o estado e integraram a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (Forsuas) no âmbito do RS. Também foram homenageados municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Paraíba e Santa Catarina. 

O subsecretário de Assistência Social do DF, Coracy Chavante, agradeceu aos servidores da pasta pela participação. A Sedes-DF enviou quatro servidores para atuarem na parte estratégica e, posteriormente, outras cinco voluntárias para a execução do plano de auxílio às vítimas da situação de calamidade.

“Os servidores da Sedes que conseguiram participar fizeram todo um esforço e sinalizam a sustentação do Suas”, afirmou Chavante. “A atuação do servidor público com toda a dedicação e compromisso fortalece e consolida o Forsuas. Quero colocar o DF à disposição para participar, fortalecer e colaborar.”

Solidariedade

Chavante lembrou ainda que o DF tem atuado junto ao Forsuas em outras ações, como o acolhimento aos repatriados brasileiros da Faixa de Gaza por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes. “O Distrito Federal participou ativamente das ações do Forsuas, tanto atuando com servidores no Rio Grande do Sul como acolhendo repatriados brasileiros na Faixa de Gaza; também temos atuado em ações de crises climáticas em altas ou baixas temperaturas”, acrescentou.

O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, destacou o papel dos municípios e estados dentro do Forsuas: “O que nós fizemos – e não foi só o governo federal, foram todos os municípios, estados e organizações da sociedade civil – revela-se como um exemplo de intervenção e de proteção social. Confirmamos que felizmente ainda existe empatia e solidariedade, porque se não houvesse, a gente não enfrentaria isso. Queria dar uma palavra de agradecimento aos trabalhadores que criaram essa condição. Nós tivemos uma verdadeira rede de solidariedade e apoio.”

Brasília pelo Sul

O GDF enviou os primeiros profissionais ao Rio Grande do Sul em 3 de maio do ano passado, seis dias depois do início das chuvas no estado. Mais de 100 integrantes das forças de segurança participaram da missão humanitária, que contou também com servidores de outras pastas, a exemplo da Sedes-DF. 

Além disso, o GDF criou o Comitê de Emergência Brasília pelo Sul. O grupo foi responsável por receber, planejar e coordenar a campanha de arrecadação das doações. As ações do comitê foram gerenciadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, coordenada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.