Projeto de Justiça Restaurativa promove paz escolar

O Núcleo de Justiça Restaurativa da Vara da Infância e da Juventude da Capital, sob a coordenação do juiz André Milani, deu início ao projeto que busca evitar a judicialização de conflitos escolares e promover a cultura de paz através da Justiça Restaurativa. A primeira etapa ocorreu na Escola Básica Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Rio Vermelho, com a participação de alunos do sétimo ano do ensino fundamental.

Durante a ação, foram realizados círculos de construção da paz, com foco no bullying. Os estudantes compartilharam experiências, emoções e expectativas, incentivando um ambiente de respeito, diálogo e responsabilidade coletiva. A recepção foi positiva, com 70% dos alunos avaliando a experiência como “ótima” e 28% como “boa”. Além disso, todos concordaram que outras turmas deveriam participar da iniciativa.

Diante do impacto positivo, a direção da escola solicitou novos círculos para maio. Outras duas escolas também serão contempladas, sendo que uma delas enfrenta casos frequentes de bullying e a outra registra episódios de agressão física entre alunos. O Núcleo segue atuando em parceria com a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) e o Comitê de Justiça Restaurativa do TJSC para expandir o projeto.

Com informações TJSC…

The post Projeto de Justiça Restaurativa promove paz escolar appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.