Bolsonaro sofre goleada no STF e vira réu!

charge bolsonaro réu 5x0

Imagine a cena: Bolsonaro caminha apressado, resmungando alto: “Que placar horrível!”. No fundo, dois brasileiros conversam:
— O 4 a 1?
— Não, o 5 a 0.

Bolsonaro poderia muito bem estar reclamando do resultado de um clássico entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Afinal, quem nunca ficou revoltado com uma goleada? Mas, desta vez, o ex-presidente não estava falando de futebol — e sim do Supremo Tribunal Federal, que decidiu por unanimidade (5 a 0!) torná-lo réu. O placar foi tão elástico que nem adiantava pedir o VAR.

A denúncia que levou essa surra jurídica envolve acusações de que Bolsonaro e seus aliados tentaram impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente fazia parte de uma “organização criminosa armada” que planejava um “golpe de Estado” digno de roteiro de filme de ação. Se condenado, Bolsonaro pode pegar até 43 anos de prisão — tempo suficiente para assistir a todas as temporadas de sua série favorita atrás das grades.

Entre os companheiros de equipe nessa partida judicial estão figuras conhecidas, como o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Parece que o time montado para essa “pelada golpista” não conseguiu driblar a defesa das instituições democráticas e agora enfrenta um contra-ataque pesado do STF.

Bolsonaro, que já foi banido das eleições até 2030 por abuso de poder político, agora encara mais essa bola nas costas. Seus advogados estão tentando recorrer, mas reverter um 5 a 0 no tapetão é mais difícil do que virar um jogo na altitude de La Paz. Enquanto isso, seus apoiadores tentam minimizar a goleada, dizendo que foi “armação do juiz” ou que “o jogo foi roubado”. Mas, convenhamos, para alguém que já está fora das próximas eleições, ele está mais para técnico demitido do que para artilheiro da rodada.

O ex-presidente segue na defensiva, tentando escapar da marcação cerrada do STF. Mas, pelo jeito, essa partida está longe de acabar. A única coisa certa é que, se Bolsonaro continuar acumulando derrotas assim, em breve vai precisar mudar de esporte. Quem sabe ele se dá melhor no xadrez… afinal, pode ser útil no futuro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.