Profissionais da saúde participam do 1º Fórum de Treinamento em Serviço

treinamento

A manhã desta quarta-feira (26) foi marcada por aprendizado e compartilhamento de informações no 1º Fórum de Treinamento em Serviço da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF). O evento, realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), reuniu profissionais da área para discutir a importância do treinamento em serviço, uma ação educativa voltada àqueles que desejam revisar, complementar ou aperfeiçoar suas práticas. Esse treinamento, que envolve a interação com outros profissionais da área, ocorre sob supervisão nas unidades ligadas à Secretaria de Saúde (SES-DF).

Após o credenciamento e o coffee break, a programação teve início com uma mesa de abertura, que contou com a participação de representantes da Fepecs, ESP-DF, Secretaria de Saúde e Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). Também estiveram presentes no evento representantes dos conselhos regionais de Fisioterapia, Técnico em Radiologia e Farmácia.

Durante a solenidade, os convidados destacaram a relevância do treinamento em serviço para a melhoria do desempenho em atividades específicas, visando atender às exigências dos contextos nos quais os profissionais estão inseridos.

A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, ressaltou a importância do tema e reforçou a parceria com a SES-DF para fortalecer o treinamento em serviço: “Precisamos treinar e capacitar cada vez mais nossos servidores. Nós, que vestimos a camisa e acreditamos nas potencialidades do SUS, precisamos investir nisso. Este é um momento para discutir os trabalhos já realizados e construir algo robusto, que melhore a qualificação dos servidores da saúde e também daqueles que desejam ingressar no serviço público”.

Já a diretora substituta da ESP-DF, Vanessa Guimarães, afirmou que a intenção é ampliar a oferta do treinamento em serviço, considerando que, muitas vezes, os profissionais chegam ao mercado de trabalho com algumas lacunas de aprendizagem: “O treinamento em serviço é uma forma de reduzir essas lacunas e permitir que o profissional tenha o primeiro contato com o SUS, suas áreas de concentração e especialidades, aprimorando suas habilidades, competências e atitudes”.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Maurício Fiorenza, destacou que o treinamento representa uma capacitação contínua para os profissionais e “qualifica a entrega que será feita aos usuários do SUS”. O gestor também enfatizou a excelência dos hospitais da rede, que serão utilizados como cenários pelos participantes do treinamento.

O treinamento em serviço permite que o profissional tenha um primeiro contato com o SUS, suas áreas de concentração e especialidades, aprimorando suas habilidades, competências e atitudes

Programação

Durante o encontro, foi realizada a mesa-redonda “A importância do treinamento em serviço”, além da apresentação de experiências exitosas na área. Os participantes também acompanharam a discussão sobre possíveis atualizações da portaria que regulamenta o treinamento em serviço e receberam informações detalhadas sobre a ampliação da disponibilidade dos cenários e o aumento do número de treinandos.

O treinamento em serviço é oferecido a profissionais de saúde (servidores da SES-DF ou não) e a recém-formados que desejam aperfeiçoar e complementar seus conhecimentos práticos na área. A atividade não é remunerada, mas gera certificado tanto para o treinando quanto para o servidor supervisor do treinamento, que poderá utilizá-lo para promoção na carreira ou valorização do currículo.

Mais informações sobre o Treinamento em Serviço podem ser encontradas no endereço no site da ESP-DF.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.