São José amplia coleta de vidro com novos PEVs

São José expandirá seu programa de reciclagem de vidro com a instalação de 16 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em diferentes áreas da cidade. Esses pontos complementam os 47 já existentes, criados em 2023 por meio de uma parceria com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis). Desde o início do projeto, mais de 230 toneladas de vidro foram recicladas.

O objetivo dessa expansão é aumentar a reciclagem de vidro e incentivar a conscientização da população sobre a importância da separação do material. A instalação dos novos PEVs ainda está em processo de definição dos locais estratégicos, e o investimento de R$ 3,7 milhões será bancado pela empresa MassFix, que também ficará responsável pela fabricação, instalação e coleta do vidro depositado.

O vidro é um material altamente reciclável e pode ser reprocessado infinitamente sem perder sua qualidade, tornando-se uma solução sustentável para a produção de novos itens. A reciclagem do vidro reduz o consumo de energia, a extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Estima-se que, para cada 10% de vidro reciclado, há uma redução de 5% na emissão de CO2 e 2,5% no consumo de energia durante o processo de fabricação.

Atualmente, apenas 25% do vidro consumido é reciclado, com 75% sendo descartado em aterros sanitários, o que gera custos para as prefeituras. Para facilitar o processo, os moradores podem descartar diversos tipos de vidro nos pontos de coleta, incluindo garrafas, copos, taças, frascos de cosméticos e potes de alimentos. No entanto, vidros planos de janelas, espelhos, cerâmicas, cristais e outros itens não podem ser reciclados através desses pontos.

The post São José amplia coleta de vidro com novos PEVs appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.