Organizadores culturais reclamam de atraso dos pagamentos dos blocos de Carnaval

carnaval rio

Mais de três semanas depois das festas do Carnaval de 2025, os representantes dos blocos do Distrito Federal divulgaram uma nota de repúdio por não terem recebido o pagamento que deveria ser feito pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Rosa dos Ventos. Segundo os produtores culturais, os eventos aconteceram, os artistas se apresentaram, os fornecedores prestaram seus serviços e até agora muitos blocos seguem sem receber os valores pelos serviços prestados.

Na nota que foi divulgada no dia 20 de março, os organizadores dos blocos apontam que o Instituto Rosa dos Ventos falhou gravemente ao não cumprir com os prazos acordados, prejudicando diretamente os organizadores, trabalhadores e parceiros que garantiram o sucesso do evento. 

O organizador do Bloco Pagodão Delas, Fernando Santiago, explicou que foi criado um grupo de WhatsApp com a participação de vários representantes dos blocos do DF, que estão se organizando para pedir que os pagamentos sejam feitos devidamente. “Nós já mandamos dois ofícios para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECECDF)”, destacou. 

Segundo Santiago, foi acordado com a pasta de cultura, que seria repassado 50% do pagamento antes do feriado. “Isso não aconteceu, tem bloco que não recebeu até hoje. Eles estão protelando muito e nós decidimos que iríamos produzir essa nota de repudio”, comentou. Ele enfatizou que a promessa feita em reunião entre a Secretaria de Cultura, os organizadores dos blocos e a Rosa dos Ventos, era de que até o dia 18 de março o pagamento seria feito. “A maior parte dos blocos já entregou todas as contas. Se teve alguém que não entregou, foi por alguma retificação de algo que precisavam alterar”, ressaltou. 

Ainda segundo Santiago, os poucos blocos que tiveram os pagamentos feitos, receberam apenas os valores referentes aos primeiros 50%, que deveriam ter sido pagos até o dia da execução do bloco. “Nenhum evento recebeu 100% do pagamento até hoje”, frisou. Em média, mais de 32 blocos estão sem receber 100% do pagamento, segundo Santiago. “Tentamos fazer o levantamento de quantos blocos já receberam em sua totalidade e não encontramos nenhum”, salientou. 

O representante do Bloco Baile da Piki, Matheus Maia, destacou a profunda indignação com a situação dos pagamentos referentes aos eventos que já ocorreram. “Todos os blocos, inclusive o nosso, cumpriram rigorosamente com todas as suas obrigações, entregando um show de qualidade que enriqueceu a programação do Carnaval”, destacou. No entanto, ele apontou que os prazos de pagamento não foram respeitados, o que ele considera ser uma demonstração de um descaso inaceitável por parte das instituições responsáveis.

De acordo com Matheus, essa é uma falha que não só prejudica a credibilidade dos eventos, como também afeta diretamente os profissionais e parceiros que se dedicam para fazer o Carnaval acontecer. “Exigimos que as medidas necessárias sejam tomadas imediatamente para a regularização dos valores devidos, pois é imprescindível que os compromissos financeiros sejam honrados conforme acordado”, pontuou.

O que diz a OSC

O Jornal de Brasília procurou o Instituto Rosa dos Ventos, responsável pela gestão do DF Folia 2025, para verificar a situação dos pagamentos. A OSC reforçou o compromisso com a transparência e a correta destinação dos recursos públicos destinados aos blocos de carnaval. “A administração responsável desses valores é essencial para garantir que todas as etapas sejam cumpridas conforme as diretrizes estabelecidas”, afirmou. 

O Instituto alega que o DF Folia terminou no dia 16 de março, há menos de 10 dias úteis, e mais de 50% do valor total destinado aos blocos já foi pago, demonstrando o andamento célere do processo. “Como previsto, todos os blocos receberam 50% do valor no ato da contratação, mediante entrega da documentação necessária. O pagamento dos 50% restantes está condicionado à prestação de contas, etapa fundamental para a comprovação da execução dos recursos e para a liberação dos valores de forma responsável”, destacou a nota.

Até o momento, a OSC ressaltou que R$ 4.142.030,00, de um total de R$ 7.575.000 destinado aos blocos, já foram pagos, e o processo de repasse segue em ritmo acelerado. “Seis blocos já tiveram sua prestação de contas integralmente aprovada e receberam 100% do valor contratado. Outros 24 blocos estão com a prestação de contas em análise e devem integrar o pagamento ainda nesta semana”.

O Instituto apontou que os 18 blocos que enviaram a prestação de contas parcialmente já receberam um valor superior aos 50% iniciais, enquanto 17 blocos que também enviaram documentação parcial receberam um valor abaixo desse percentual. “Para garantir a correta aplicação do recurso público, todos os produtos entregues pelos blocos estão sendo analisados minuciosamente, conforme os critérios estabelecidos para a prestação de contas. Esse cuidado assegura que os valores sejam repassados de forma transparente e responsável”.

A Rosa dos Ventos enfatizou que neste ano o DF Folia superou as expectativas e entregou aos candangos um carnaval seguro, limpo, diverso e transparente, consolidando-se como um dos maiores do país. “Diante disso, o Instituto reitera o seu compromisso com a transparência e correta gestão do recurso público, e segue trabalhando para garantir que todos os pagamentos sejam concluídos o mais rápido possível. A Rosa dos Ventos mantém seus canais de diálogo abertos e segue em contato direto com os blocos, via WhatsApp e e-mail oficial, para sanar qualquer dúvida e prestar os esclarecimentos necessários”, finalizou em nota.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECECDF) informou ao Jornal de Brasília que realizou os repasses para o Instituto Rosa dos Ventos, referente ao edital DF Folia 2025 nos dias 07 e 25 de fevereiro. A pasta salientou que a OSC foi contratada para fazer toda a gestão e execução do carnaval. Em nota, a autarquia frisou que está acompanhando de perto e tem feito diligências cobrando da OSC agilidade nos pagamentos referentes ao evento de carnaval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.