Ilegal no Brasil, cigarro eletrônico é ameaça à saúde e pode causar dependência


O dispositivo é prejudicial tanto para quem consome diretamente quanto para quem está próximo e respira a fumaça. Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação – inclusive para uso próprio –, a comercialização e a propaganda de cigarros eletrônicos. Recentemente, a proibição foi mantida pela agência “após extensa avaliação de seus riscos e impactos à saúde pública brasileira”. Ou seja, os cigarros eletrônicos que você vê por aí foram trazidos de maneira clandestina.
O dispositivo tem nomes variados, como cigarro eletrônico, e-cigarette, tabaco não aquecido, pods e vapes, entre outros. A ameaça à saúde vale tanto para quem consome diretamente quanto para quem está ao redor e respira a fumaça.
Além de terem uma concentração maior de substâncias tóxicas do que os cigarros convencionais – e, portanto, mais probabilidade de gerar dependência e causar doenças, como diferentes tipos de cânceres –, os vapes aumentam a chance de o usuário se viciar no cigarro comum. Lembrando que nenhum deles pode ser consumido em recintos coletivos fechados, públicos ou privados, de acordo com a Lei Antifumo.
Por ser ilegal no Brasil, a importação do produto configura crime de contrabando, o que sujeita o responsável à punição prevista. A comercialização de cigarros eletrônicos em Araucária pode ser denunciada (indicando o nome do estabelecimento e o endereço) pelos telefones 0800-643-7744 ou (41) 3614-7723. Desde o início do ano, a equipe de Saúde participou de duas ações de fiscalização sobre a comercialização desses produtos.
Conscientização
O trabalho da Secretaria de Saúde (SMSA) também vai focar na educação em saúde, com ações de conscientização destinadas aos professores, sobre os malefícios do tabagismo – o que inclui os cigarros eletrônicos. A ideia é que eles multipliquem esse conteúdo, compartilhando com os alunos e a comunidade.
Siga a Prefeitura de Araucária nas redes sociais:
www.facebook.com/araucariaoficial
https://www.instagram.com/araucariaoficial
Adicionar aos favoritos o Link permanente.