Draga usada no Itajaí-Açu virá para Tubarão

O equipamento usado desde maio de 2024 para desassorear o Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, já tem seu próximo destino definido. Conforme o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, a draga que retira o excesso de sedimentos do leito do rio virá para a Cidade Azul assim que os trabalhos no Alto Vale foram concluídos.

A informação foi confirmada por Soratto durante o XVI Seminário da Enchente de 1974, realizado nesta segunda-feira (24) na sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

O grande sonho da comunidade da região segue sendo a obra de redragagem do Rio Tubarão, algo que também foi cobrado e discutido durante o Seminário, mas que segue sem prazo concreto para ser efetuado. A vinda do equipamento usado no Alto Vale não se assemelha a obra de redragagem, mas garantiria o melhoramento fluvial do rio, de acordo com informações repassadas pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, para o uso da draga utilizada no Itajaí-Açu, não seriam necessárias algumas licenças ambientais, algo que já impede o uso de um equipamento similar na cidade de Jaguaruna, conforme apontado anteriormente pela reportagem do SCTodoDia.

Até dezembro de 2024, haviam sido removidos aproximadamente 100.000m³ de lama, areia e detritos de toda espécie ao longo de seis quilômetros do rio Itajaí-Açu, em um projeto que saiu do papel após 40 anos.

The post Draga usada no Itajaí-Açu virá para Tubarão appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.