Espaçolaser alcança R$ 1,7 bilhão em system-wide sales em 2024, registrando recordes históricos de vendas

o7ni2iyr65fcnkdxrmsm5xjmye

A Espaçolaser (B3: ESPA3 – MPM Corpóreos S.A.), maior empresa de depilação a laser do mundo, acaba de divulgar seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2024, mantendo crescimento constante e sustentável. No período, a empresa registrou um system-wide sales de R$ 517,1 milhões, alta de 3,3% nas vendas brutas totais, atingindo um recorde trimestral. Já no acumulado do ano, o system-wide sales alcançou a marca histórica de R$ 1,7 bilhão, aumento de 2,2% em comparação com 2023, refletindo a sólida performance da companhia em um ano de forte expansão.

unnamed (2)

Esse desempenho, além de ter sido impulsionado pela expansão da base de lojas no período, foi também incentivado pelo aumento do ticket médio (alta de 17,4% em relação ao 1T24 e de 1,3% na comparação com o 3T24) e pela otimização do mix de vendas, priorizando áreas do corpo com maior valor agregado. Outubro e novembro foram os meses de maior volume de vendas, impulsionados pelas campanhas Outubro Off e Black Espaçolaser. “Em novembro, alcançamos a maior venda mensal da história da nossa rede de lojas próprias, batemos recordes em quatro regionais e registramos o segundo maior dia de vendas da Companhia na Black Friday.”, declara o CFO Fabio Itikawa.

Um dos destaques do período foi o lucro líquido de R$ 9,6 milhões, contra um resultado negativo de R$ 7,4 milhões no 4T23. No acumulado do ano, o lucro líquido gerencial apresentou um crescimento de 254,7%. Já o resultado contábil sem ajustes apresentou crescimento do LAIR de 961,9% no ano e a reversão de prejuízo. A geração de caixa manteve-se robusta, atingindo R$ 66,6 milhões no trimestre, com uma conversão de EBITDA em caixa de 138,3%. No ano, a geração de caixa operacional somou R$ 230,6 milhões, um crescimento de 14,7% em relação a 2023.

site negocios de beleza 8 811x526
O lucro bruto no trimestre foi de R$ 99,1 milhões, aumento de 16,5% na comparação anual, e de 4,6 pontos percentuais na margem bruta

O lucro bruto no trimestre foi de R$ 99,1 milhões, aumento de 16,5% na comparação anual, e de 4,6 pontos percentuais na margem bruta. Em 2024, o lucro bruto totalizou R$ 383,0 milhões, aumento de 11,6%, com margem de 37,0%, ganhos de 2,9 pontos percentuais vs. 2023). O EBITDA Ajustado da Companhia somou R$ 48,1 milhões no trimestre, avanço de 9,6%, com margem de 17,7%. No ano de 2024, o EBITDA ajustado foi R$ 222,8 milhões, com crescimento de 4,5% na comparação anual e margem de 21,5%, sustentando a estratégia de eficiência de custos e retomada da rentabilidade.

“Mantivemos nosso foco contínuo na busca por ganhos de eficiência nas linhas de custos e despesas, que seguiram evoluindo positivamente tanto no trimestre quanto no acumulado do ano. No 4T24, os custos totais registraram uma redução de 5,2% em relação ao 4T23, impulsionada principalmente pela diminuição dos gastos com pessoal, otimização de custos indiretos e redução de despesas operacionais”, ressalta Itikawa.

No 4T24, a receita líquida foi de R$ 272,7 milhões, representando um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, a receita líquida somou R$ 1,0 bilhão, registrando um crescimento de 2,8% em comparação ao período anterior. A dívida líquida, por sua vez, apresentou queda de 7% (aproximadamente R$ 41,9 milhões) em relação ao 4T23, com indicador de alavancagem apresentando nova redução no trimestre. Com isso, a dívida líquida/EBITDA ajustado alcançou 2,1x, em comparação a 2,4x no 4T23, reforçando a diligência na gestão do caixa e saúde financeira da Companhia.

Além disso, a empresa segue avançando na redução dos cancelamentos, reflexo das iniciativas implementadas ao longo do ano na frente de cobrança, com ações focadas na reversão de cancelamentos em estágios iniciais, na recuperação de clientes, com investimentos em tecnologia e na parceria com o Serasa. Com isso, apresentou-se uma queda de 11,2% na linha de cancelamentos quando comparado com o ano de 2023.

A Espaçolaser finaliza o ano com 872 lojas, ampliando sua presença e capilaridade no mercado. São 806 lojas no Brasil e 66 na América Latina, sendo 273 unidades franqueadas. No ano de 2024, realizou a abertura de 31 lojas no Brasil e 16 nos outros 4 países da América Latina nos quais tem operações (Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai), em linha com o plano de expansão previsto.

“Encerramos mais um ano com avanços importantes e um posicionamento sólido para o futuro, certos de que a melhoria contínua é essencial. Estamos preparados em todos os pilares fundamentais da Espaçolaser e confiamos que nossos diferenciais competitivos nos permitirão continuar evoluindo e agregando valor a todos os stakeholders. Seguimos com investimentos sólidos em inovação, focando no aprimoramento de processos, novos investimentos em máquinas, conforme mencionado em nossa última divulgação, e no desenvolvimento contínuo do nosso time de colaboradores”, finaliza Magali Leite.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.