De volante à lateral, Wesley estreia na Seleção

O lateral-direito Wesley, do Flamengo, fez sua estreia com a camisa da Seleção Brasileira nesta quinta-feira (20), na vitória por 2 a 1 contra a Colômbia, no Mané Garrincha, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA. O jovem de 20 anos foi acionado por Dorival Júnior nos minutos finais da partida e teve um desempenho destacado, sendo o jogador com mais desarmes, apesar do pouco tempo em campo.

Natural de Açailândia, no Maranhão, Wesley é o primeiro jogador revelado pelo Tubarão a vestir a Amarelinha. Ele defendeu o Peixe entre 2019 e 2021, quando estreou profissionalmente antes de se transferir para o Ninho do Urubu.

Avaliação no Tubarão em 2017

Ainda criança, Wesley deixou o Maranhão rumo a Florianópolis, onde participou de alguns projetos esportivos. No final de 2017, fez seu primeiro teste no Tubarão para integrar a equipe sub-15.

Curiosamente, suas primeiras avaliações na Vila foram na posição de volante, atuando no centro do meio-campo, e não como lateral-direito, posição em que viria a se destacar e chamar a atenção da Seleção e de grandes clubes europeus. Wesley permaneceu apenas três dias no período de avaliação — que durava sete — e decidiu sair por conta própria devido à forte concorrência.

“No caso do Wesley, ele não chegou a ser reprovado. Ele ficou três dias e, na minha percepção, percebeu que havia muita concorrência à frente. Enquanto treinava conosco, seu empresário conseguiu uma oportunidade no Figueirense”, explica Raffaele Messina, então coordenador da base do Tubarão.

Wesley estreou pela Seleção Brasileira e teve boa atuação diante da Colômbia. Foto: Evaristo Sá/AFP

O retorno ao Tubarão

Wesley seguiu para o Figueirense, sendo reprovado duas vezes antes de ser aprovado no time da capital. O lateral permaneceu cinco meses no clube, que enfrentava dificuldades financeiras, culminaram até mesmo em um W.O no profissional. Sem receber ajuda de custo e moradia, seu empresário optou por retirá-lo da equipe e buscar uma nova oportunidade no Tubarão.

“O empresário voltou a me procurar em 2019. Na época, o empresário queria tirá-lo de lá (Figueirense). Eu queria trazê-lo para uma nova avaliação, mas o empresário não queria que ele passasse por esse processo novamente. Conversando com o Alysson, que era nosso treinador e já conhecia o Wesley, decidimos trazê-lo direto, sem necessidade de uma nova avaliação”, revela Messina.

Wesley teve breve passagem pela base do Figueirense antes de acertar com o Tubarão. Fotos: Figueirense e William Lampert/CAT

Características

Em termos de características, Wesley sempre se destacou pela velocidade, aprimorando a parte técnica na sequência da carreira. “Tecnicamente, ele ainda tinha algumas dificuldades, o que era natural para um jogador jovem que estava iniciando. Mas sempre foi muito trabalhador, focado e disciplinado. Um garoto tranquilo, discreto e sem problemas comportamentais”, afirma Messina.

“Sua capacidade física impressionava, especialmente em velocidade e explosão, que eram seus grandes diferenciais. Com o tempo, continuou se desenvolvendo, aproveitou bem as oportunidades e chegou à Seleção”, completa.

Wesley fez cinco partidas pelo Tubarão na Copa Santa Catarina, em 2021. Foto: William Lampert/CAT

Ida para o Flamengo

Wesley fez cinco jogos pelo Tubarão na Copa Santa Catarina de 2020, disputada em janeiro de 2021 devido à pandemia. Apesar das derrotas em todos os jogos, o empresários de Wesley produziram um material individual e ofereceram o atleta ao Flamengo. “O clube carioca o trouxe para uma avaliação e, depois, ele foi aprovado. Na época, o Balo, que era empresário dele, fez uma parceria com o Sávio e o Guilherme Siqueira e, por meio dessa conexão, conseguiram levá-lo ao Flamengo”, conta Messina.

O Peixe negociou o atleta com o rubro-negro e manteve um percentual, que posteriormente foi adquirida por 80 mil reais. “Sei que o Flamengo pagou um valor ao Tubarão, mas foi uma quantia baixa, já que o clube estava atravessando uma fase de crise e a situação financeira era delicada. O Tubarão ficou com uma parte do montante. Depois, quando o Wesley começou a subir para o time principal, o Flamengo acabou adquirindo o restante dos direitos”, finaliza.

Em uma futura negociação, o Tubarão teria direito à receber um valor do Mecanismo de Solidariedade da FIFA. No entanto, a quantia seria destinada à SPE do Tubarão, possivelmente sendo repassada aos credores.

Consolidado no Flamengo, Wesley já chama atenção de clubes europeus. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

The post De volante à lateral, Wesley estreia na Seleção appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.