39 do azar ou da sorte?

mc laren

O bom gerenciamento de pneus foi uma característica fundamental para a vitória da McLaren na etapa de abertura da temporada de 2025 da Fórmula 1 na Austrália, segundo o consultor da Red Bull, Helmut  Marko.

“A McLaren é simplesmente melhor em termos de desgaste dos pneus. Já vimos isso em stints longos, vimos isso no Bahrein e é algo em que ainda precisamos trabalhar duro”, analisou.

Por sua vez, a McLaren revelou que Lando Norris conquistou sua vitória em Melbourne com o assoalho do carro bastante danificado. Esse problema comprometeu o desempenho do piloto nas voltas finais da corrida, tornando a disputa com Max Verstappen ainda mais intensa.

Mas, de fato, Lando admitiu, após a corrida, que a McLaren errou bastante em 2024. “Erramos muito no ano passado, então acho que aprendemos com nossos erros”, disse ele, referindo-se às suas chances de vencer tanto no Canadá quanto em Silverstone, onde a equipe cometeu erros nos tempos de pitstop e nas escolhas de pneus.

Agora, começando 2025 do mesmo jeito que terminou 2024, ou seja, com vitória, o chefe da equipe, Andrea Stella, não economizou sorrisos. Mas ao mesmo tempo preferiu evitar o estrelismo antecipado, pois acredita que não será uma jornada fácil. Stella espera uma temporada emocionante, com muitos adversários para a equipe Papaya. Mas saiu da Austrália satisfeito.

“É muito gratificante começar a temporada com uma vitória, mas definitivamente temos sentimentos mistos porque por um longo tempo parecia que estávamos em uma dobradinha. Lando e Oscar estavam dirigindo brilhantemente até que enfrentaram uma cortina repentina de chuva no período final onde, efetivamente, Oscar pagou um preço maior do que Lando, quando ambos saíram da pista”.

Na avaliação de Stella, “Lando foi muito impressionante. Controlar as reinicializações, suportar a pressão de Oscar e depois de Max em condições tão desafiadoras, particularmente porque ele estava correndo com danos no último stint, foi uma ótima demonstração de como continua a se desenvolver como piloto”.

Por outro lado, Stella diz que Piastri “teve apenas um pouco de azar, mas se o carro continuar a ter um desempenho neste nível de competitividade, ele não terá que esperar muito para garantir grandes resultados”. 

O piloto, contudo, não escondeu a frustração. Afinal, esta foi a 39ª corrida de Grande Prêmio na Austrália sem um australiano subindo em algum degrau no pódio.

Oscar Piastri seria o homem a quebrar a sequência “vuduzenta” da corrida em casa. Depois de se classificar na primeira fila e impressionar o público com a liderança no meio da corrida, imprimindo ritmo e confiança, era inconcebível que Melbourne não comemorasse um dos seus pilotos quebrando a “maldição” do pódio.

Mas essas esperanças terminaram na grama, quando Piastri derrapou em função da chuva em sua cidade natal,

despencando do segundo para o nono lugar e deixando escapar a chance de uma dobradinha da equipe britânica.

“Honestamente, eu não sei o que dizer. Obviamente, foi um erro meu, mas as consequências que isso teve foram lamentáveis. Tentei forçar demais nessas condições. Estou obviamente decepcionado”, disse ele.

De qualquer forma, para a equipe de Piastri a corrida 39 da F1 na Austrália não foi tão azarenta assim, já que trouxe pontos importantes com o, coincidentemente, MCL39 brilhando na pista!

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