Furto de cabos vem aumentando no Distrito Federal

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O Distrito Federal registrou 2.373 ocorrências de furtos de cabos de transmissão de dados, telefonia e energia entre janeiro e setembro de 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). O aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 2.318 casos, evidencia o aumento deste crime que compromete o funcionamento de serviços essenciais para toda a população.

A Neoenergia, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Distrito Federal, também vem enfrentando um aumento nas ocorrências de furtos de cabos. A empresa informa que as regiões administrativas que mais apresentam furtos são Asa Norte, Asa Sul e Águas Claras.

Entre janeiro e setembro deste ano, a distribuidora registrou 195 casos, com o roubo de 18 mil metros de cabos e um prejuízo estimado de R$ 875 mil. Em 2023, durante o mesmo período, ocorreram 199 furtos, totalizando 305 no ano, com 26,2 mil metros de cabos roubados e um custo de R$ 1,48 milhão.

Para conter esses crimes, a Neoenergia implementou medidas como rondas de segurança, soldagem de caixas de energia e estações transformadoras nas regiões mais afetadas, além de uma linha direta com a Polícia Civil para agilizar o atendimento e a comunicação entre os órgãos.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que atendeu 656 chamados relacionados ao furto de cabos através do número de emergência 190. As regiões com maior incidência de ocorrências foram Brasília, Taguatinga e Ceilândia, com 207, 83 e 47 registros, respectivamente.

A PMDF enfatiza que esses dados referem-se exclusivamente a acionamentos pelo 190, o que indica que pode haver ocorrências não registradas por esse canal ou casos em que o crime não foi configurado.

Para coibir esses delitos, a PMDF intensifica o patrulhamento preventivo em áreas residenciais e comerciais. Contudo, a corporação ressalta que o furto de cabos é um problema complexo e influenciado por questões sociais que ultrapassam suas atribuições, e que a reincidência criminal, agravada pela legislação atual, compromete a eficácia das ações de segurança.

O SSP/DF informou que tem intensificado o combate ao crime por meio de programas de segurança integrados, como o “DF Mais Seguro – Segurança Integral”, que mobiliza forças de segurança, empresas, sociedade civil e promove reuniões estratégicas com a Neoenergia e a CEB para avaliar e aprimorar as operações de prevenção e repressão. Em resposta à série de furtos, a Polícia Civil do DF (PCDF) deflagrou recentemente a Operação “Power Cut”, que cumpriu 21 mandados de prisão preventiva e 48 mandados de busca e apreensão, além de arresto de bens e bloqueio de R$ 5,7 milhões de contas bancárias ligadas aos suspeitos.

A Secretaria de Segurança reforça a importância do registro das ocorrências pela população, o que contribui para o mapeamento das áreas mais vulneráveis e a definição de estratégias de segurança, além de destacar a atuação da Polícia Militar (PMDF) no atendimento às denúncias e operações de flagrante para coibir esse tipo de crime.

Roubo de cabos subterrâneos interrompe atendimento do Detran-DF

Além dos casos de furtos nas vias públicas, os cabos subterrâneos de áreas privadas também têm sido alvo. No último sábado (02/11), o furto de cabos subterrâneos de uma rede elétrica particular no Shopping Popular causou interrupção de energia, afetando a unidade de atendimento do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) instalada no local. O órgão anunciou que todos os agendamentos de atendimento para esta segunda-feira (04/11) foram transferidos para a unidade no Aeroporto Internacional de Brasília.

O Detran-DF orienta que todos os usuários compareçam ao novo local de atendimento levando o comprovante de agendamento. Caso prefiram, também têm a opção de reagendar para uma data mais oportuna através do Portal de Serviços ou pelo aplicativo Detran-DF Digital. O atendimento será retomado e normalizado assim que a energia elétrica for restabelecida no local.

Em relação às Bancas Examinadoras, mais opções de datas e locais foram disponibilizadas ao longo da semana permitindo que os candidatos e candidatas possam reagendar seus exames junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

A Neoenergia informa que, no caso do furto de cabos do Shopping Popular, por ser uma rede elétrica subterrânea particular, a resolução 1000 da Aneel determina que a substituição dos cabos deve ser feita pelo próprio cliente. É importante frisar que a determinação vem da Aneel e a Neoenergia estabelecerá a volta da energia assim que os cabos forem substituídos.

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