Brasília ganha destaque como destino internacional durante feira de turismo internacional de Portugal

turismo brasilia

Cultura, história, belezas naturais, boa gastronomia, arquitetura e urbanismo ímpares e outros atrativos mostram que Brasília está muito além de ser apenas a capital federal. A cidade é um dos destaques no estande da Embratur como rota turística internacional na da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal, que acontece de 12 a 16 de março.

Inseridas no projeto Vitrine Visit Brasil (Feel Brasil), voltado a diversificar a oferta turística do Brasil e promover experiências turísticas únicas, Brasília será apresentada com destaque na perspectiva inovadora de sua arquitetura e urbanismo integrada com os aspectos naturais do cerrado brasileiro, com áreas verdes em meio aos prédios e monumentos, formando um cenário singular adornado pelo seu vibrante céu azul. 

Sobre a cidade, será apresentado aos presentes no estande um vídeo sobre o passeio ciclístico nas escalas da cidade, que apresenta os principais monumentos da capital. 

Outro ponto de destaque do evento será o cooking show e degustação, apresentado pelo chef Gil Guimarães. Na ocasião, será apresentada a culinária brasileira, mais especificamente do Distrito Federal. Guimarães é chef da Baco Pizzaria e Casa Baco em Brasília e da Sofi’ em Lisboa, Portugal. Ele desenvolveu o cardápio da revitaliza da Casa De Chá, projeto histórico da capital do Brasil, projeto do Oscar Neymar. O cardápio foi pensado valorizando a cozinha brasileira tendo o bioma Cerrado como anfitrião.

“A participação do chef Gil Guimarães traz para o público da BTL uma mostra qualificada da mistura de sabores e saberes que caracteriza a riqueza e a diversidade da nossa gastronomia brasileira. Quem visita o Brasil é mergulhado nesse universo de possibilidades que as cozinhas de cada região do nosso país oferecem. Sem dúvidas, poder sentir os sabores e os aromas brasileiros será mais um atrativo entre tantos outros que têm levado um volume recorde de turistas a nos visitarem, como os quase três milhões que já estiveram no Brasil somente neste ano”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

ATRATIVOS TURÍSTICOS

No estande da Embratur na BTL, os participantes da feira poderão acompanhar uma jornada de imersão à cultura, à história, às belezas e à boa gastronomia nesse destino cheio de charme e inovação no coração do Brasil. A programação conta com uma apresentação de Brasília sobre passeio ciclístico nas escalas da cidade com um vídeo, um cooking show e degustação e um sorteio de passagem da TAP.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, participar de eventos internacionais como a BTL em Lisboa é uma oportunidade estratégica para mostrar que Brasília como um destino completo. “Nossa capital se consolida como um destino completo, com experiências que surpreendem os visitantes, como a Rota do Vinho, que destaca a Vinícola Brasília e a crescente produção vinícola local. Além disso, Brasília se destaca como um polo para grandes eventos, oferecendo infraestrutura de excelência para feiras, congressos, shows e competições esportivas de nível internacional. Queremos reforçar ao mundo que Brasília é um destino vibrante, diverso e pronto para receber turistas e grandes negócios”, afirma. 

O presidente do Sebrae, Décio Lima, está confiante com a participação na feira. “Um número significativo de negócios do Turismo é de pequenos negócios. Desta forma, esses acontecimentos permitem o alinhamento de um posicionamento de Brasil perante as lideranças que trabalham no setor, sejam públicas ou privadas. E o Sebrae é um ator fundamental, pois precisamos compartilhar experiências, dando mais clareza aos mais de 97% dos empreendedores, que são de pequenos negócios, para que eles possam atuar na construção de soluções e serviços, que permitem gerar empregos e inclusão no país”, afirma.

A Embratur tem como parceiros no evento a TAP Air Portugal, o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Municipal de Turismo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo.

VITRINE VISIT BRASIL

A Vitrine Visit Brasil, em que a capital federal será apresentada, conecta o público qualificado, expandindo a visibilidade no mercado internacional e fortalecendo a venda desses produtos para turistas internacionais. Para isso, a Embratur disponibiliza ferramentas de apoio à comercialização e à promoção dessas vivências como produção de conteúdos digitais, webinários e encontros de negócios, famtours, press trips, participação em feiras internacionais, ações de marketing digital e campanhas publicitárias. 

A BTL

A Embratur participa, em parceria com o Sebrae, da BTL. A atuação acontece em um momento de estreitamento de laços entre o Brasil e os portugueses. A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, junto com a promoção de resorts, com o objetivo de fortalecer esse mercado frente aos concorrentes caribenhos.

PORTUGAL-BRASIL

Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de turistas portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 chegadas no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.

Brasília está entre as rotas aéreas que possibilitam essa aproximação entre Brasil e Portugal. Em 2024, destinos nacionais receberam 11.823 voos do país lusitano. Foram, ao todo, 3,31 milhões de assentos em 14 rotas operadas pelas aéreas TAP, Azul e Latam. Além da capital federal, o país também tem conectividade aérea com Belém (PA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

Como parte da iniciativa para ampliar o fluxo de visitantes, a TAP realizará durante a BTL o sorteio de uma passagem aérea de Lisboa para o Ceará, incentivando ainda mais a descoberta desse destino brasileiro.

Para o presidente da TAP, Luís Rodrigues, ser parceiro da Embratur nas feiras de turismo da Europa faz parte da nossa estratégia de promoção internacional do Brasil. “É nosso objetivo levar cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas de toda a Europa e África, de onde a TAP voa. Juntamente com a Embratur, queremos continuar a ser a principal companhia aérea internacional a conectar a Europa com o Brasil”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.