Amapá apresenta redução de 35% em crimes violentos no mês de setembro de 2024, diz Sejusp


Operações de enfrentamento e combate a organizações criminosas contribuíram significativamente para a redução da incidência da violência. Dados foram divulgados nesta segunda-feira (22). Operações integradas das forças de segurança resultaram na diminuição de crimes violentos no Amapá
Isadora Pereira/g1
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22), o estado do Amapá apresentou uma redução significativa no índice de crimes violentos no mês de setembro do ano de 2024, em comparação ao ano de 2023.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Dados foram divulgados em escala nacional pelo Ministério da Justiça. Dentre os estados do Brasil, o Amapá apresentou um dos melhores resultados de redução na criminalidade, principalmente homicídios, dentre os meses de janeiro a setembro.
Suspeito de assassinar adolescente em praça no Amapá é preso em ação conjunta.
Polícia Militar/divulgação
Segundo o secretário Justiça e Segurança Púbica do Estado (Sejusp), José Neto, um dos maiores contribuintes para os dados positivos, são as operações de enfrentamento que focam no combate a organizações criminosas.
“Isso em razão de uma política de enfrentamento das organizações criminosas, que foi uma das medidas que nos levou a esse resultado. Além dos investimentos vultuosos em segurança pública, que foram os maiores chamamentos da história, o governador já nomeou 1.278 agentes de segurança pública, que apresenta um reforço de praticamente 30%”, disse José Neto ao g1.
Novas turmas de Policiais Militares estão sendo formadas no Amapá
Rafael Aleixo/g1
Outro fator essencial para a redução, é a integração entre as agências de segurança pública, que atuam em colaboração em campos operacionais e de inteligência.
“Também essa parceria com o Ministério da Justiça, com a Operação Protetor, que nos possibilitou reforçar de uma forma muito significativa tantas as delegacias especializadas, quanto o policiamento ostensivo preventivo da Polícia Militar nas ruas”, disse José Neto.
Operação integradas contribuíram para redução dos dados
Isadora Pereira/g1
O secretário destacou, ainda, que maioria dos recursos da Segurança Pública são voltados para a Polícia Militar para que as operações em confronto direto possam ser bem-sucedidas.
“Esse investimento é para que a gente tenha essa presença da Polícia Militar, principalmente nas áreas de risco, nas áreas vermelhas, nas áreas periféricas. Além dos avanços do nosso sistema penitenciário, como o funcionamento da nova unidade, a Unidade Policial Penal”, disse.
Na nova Unidade Policial Penal se encontram 60 principais lideranças do crime organizado no Amapá. Ainda conforme o delegado, mesmo com criminosos de alta periculosidade, devido ao monitoramento intensivo, nenhum ilícito ou aparelho celular foi detectado.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.