‘Novembro Azul’: Sesc-DF promove ação com consultas médicas gratuitas para a população masculina

médico urologista sesc foto felipe menezes

Maiara Marinho
[email protected]

O Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) está promovendo, na Rodoviária do Plano Piloto, uma ação para marcar o ‘Novembro Azul’, até o dia 30 de novembro. Serão distribuídas 85 senhas de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, para atendimentos com urologista, oftalmologista, nutrólogo e com dentista, além de corte de barba e cabelo. A distribuição é por ordem de chegada e os atendimentos serão feitos até as 15h de cada dia.

O mês de novembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por esse motivo, foi o período do ano escolhido para promover a campanha ‘Novembro Azul’, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do cuidado da saúde masculina, com foco na prevenção e no tratamento do câncer de próstata. Pensando nisso, o Sesc-DF, pelo segundo ano consecutivo, está oferecendo atendimento médico gratuito para homens acima de 18 anos.

A tenda do Sesc, localizada na parte superior da Rodoviária do Plano Piloto, oferece, além das consultas médicas, alguns testes de PSA, Sífilis, Hepatite e HIV.

Quem chegou cedo, teve o atendimento garantido

Marcos Valeriano Pereira, de 46 anos, foi até o local hoje pela manhã após ver notícia sobre a ação. Ao chegar, não conseguiu pegar a senha para consulta com urologista e oftalmologista, mas aproveitou a disponibilidade do atendimento odontológico. “Estou muito feliz, o atendimento é muito bom e amanhã eu volto para tentar outras consultas”, disse, na fila, sentado em uma cadeira debaixo da sombra. O local todo foi equipado para uma espera confortável, com cadeiras localizadas em locais com sombra, água e alguns brindes.

Há um ano e meio sem usar óculos de grau, José Gomes Santos foi até a tenda do Sesc hoje para fazer o atendimento com o oftalmologista. Lá, ele pretendia verificar a visão e solicitar uma receita médica para o pedido das lentes novas. “Eu usava óculos, mas aí eu perdi e fica ruim pra ler”, contou. Já Fabiano Costa, chegou mais cedo e conseguiu pegar a senha para a consulta com o urologista. Este é o segundo ano que ele realiza o exame de próstata e diz ter tido um atendimento tranquilo com o médico do Sesc. “Melhor prevenir, do que remediar”, falou, com bom humor.

Os tempos mudaram

O câncer de próstata é a segunda maior causa de óbito por câncer em homens no Brasil. Tendo em vista a rejeição masculina ao exame de toque, as campanhas que acontecem no mês de novembro buscam naturalizar a consulta médica para realização desse exame. 

Para Alexandre Lauand, médico urologista do Sesc-DF, "o homem precisa começar a se preocupar com a sua saúde, aqui ele fará uma triagem, vamos orientar para os cuidados e a questão do preconceito está começando a diminuir", relatou. 

As senhas foram distribuídas logo no início da manhã, quando os trabalhos foram iniciados, às 8h, e a maior busca foi pela consulta com o urologista. Os demais atendimentos também foram bem recebidos pelo público, que elogiou a estrutura e a oferta. 

De acordo com a assessoria de comunicação do Sesc-DF, no mês passado, a campanha ‘Outubro Rosa’ atendeu mais de 3 mil mulheres e a expectativa para a campanha do ‘Novembro Azul’ é chegar a esse número.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.