Brasil leva 48 estúdios à GDC 2025, maior evento de games do mundo

1

A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), por meio do Brazil Games — iniciativa de exportação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) —, confirmou sua participação na Game Developers Conference 2025 (GDC), o maior evento global voltado para desenvolvedores de games.

A conferência será realizada entre os dias 17 e 21 de março, no Moscone Center, em São Francisco (EUA), e contará com uma delegação de 48 estúdios brasileiros liderada pela Abragames, destacando a força e criatividade da indústria nacional. Quatro desses estúdios terão a oportunidade de exibir seus jogos no estande do Brazil Games, permitindo ao público testar suas criações.

“O Brasil é o maior mercado de games da América Latina e está entre os cinco maiores do mundo, com mais de 103 milhões de jogadores. Esse crescimento constante tem chamado a atenção de investidores e parceiros internacionais”, afirma Patrícia Sato, gerente executiva do Projeto Brazil Games, em entrevista ao site Omelete. “Participar da GDC é fundamental para que os estúdios brasileiros apresentem seus projetos, ampliem sua rede de contatos e fechem novos negócios. Nossa meta para 2025 é gerar mais de US$ 45 milhões em contratos entre desenvolvedores brasileiros e empresas estrangeiras.”

palcogdc
Foto: Divulgação

Igor Rachid, presidente da Abring, compartilhou sua experiência na edição anterior e seus objetivos para este ano: “Em 2024, participei de diversas reuniões com publishers, o que foi extremamente produtivo. Na época, com To Kill a God, apresentamos uma vertical slice e recebemos feedbacks valiosos, que nos ajudaram a aprimorar o jogo. Agora, um ano depois, ele está muito mais refinado e já temos uma publisher, o que é uma grande conquista. Em 2025, meus objetivos na GDC são diferentes: quero dedicar mais tempo ao aprendizado e acompanhar palestras. Além disso, com o lançamento de Party Saboteurs para consoles marcado para 28 de março, meu foco será fortalecer o networking com jornalistas e preparar um plano de PR sólido para o pós-evento.”

Miron de Lelis também destacou a importância do evento: “Viajar com membros da Abring e de estúdios renomados é muito gratificante. Terei a oportunidade de cobrir e criar conteúdo sobre suas interações com multinacionais, além de reencontrar amigos da indústria espalhados pelo mundo. Todos no mesmo lugar, vai ser épico!”, afirmou o diretor de eventos da Abring, que estará acompanhado por uma delegação de Brasília, incluindo Philippe Lepletier (Uruca Game Studio), Thais Rodrigues, Eduardo Cony, Luiggi Reffatti e Anthony Viana (Fira Soft), Gabriel Leite (Rogue Snail e Cabana Game Studio), entre outros.

A delegação brasileira liderada pela Abragames contará com os seguintes 48 estúdios: 1M Bits Horde, 32 Pixels, Andromeda Sound LLC, ARVORE Immersive, Asantee Games, Behold Studios, BITCAKE STUDIO, Canvas Ink Games, Cavylabs, Clap Clap Games, Cyan Heart Studio, CYS, Digital Synapsis, Diorama Digital, Double Dash Studios, DRUID CREATIVE GAMING, Eter Games, Fanatee, Fira Soft, Flutu Music, Flux Games, gamescom latam ltda, Gazeus Games, Gixer Entertainment, Glitch Factory, GMD, Grumpy Fox, HEIMO GAME STUDIO, Hermit Crab Game Studio, Ignite Game Studio Ltda, Indie Hero, Izyplay, Kreativitas, Limiar Studios, Minimol Games, Nuuvem, Pepita Digital, Petit Fabrik, Pipa Studios, Plot Kids, PushStart, QUByte Interactive, RoundTable Studio, Split Studio, Theogames, VRMonkey, Webcore Games e YAW Studios.

Os quatro estúdios que terão seus jogos em exposição no estande do Brazil Games são:

  • 1M Bits Horde, com Nested Lands
  • Fira Soft, com Kriophobia
  • Hermit Crab Game Studio, com Rumble Kong League
  • PushStart, com Glitchers Hack’em Up

Além da exposição, na segunda-feira (17), das 14h30 às 18h (horário local), a Abragames participará do Economic Policy and Ecosystem Workshop. Durante o evento, Rodrigo Carneiro, gestor da Aceleradora Internacional do Brazil Games, apresentará detalhes sobre a criação da primeira aceleradora de games do Brasil, prevista para ser lançada ainda este ano, e as expectativas desse projeto para fortalecer os estúdios e impulsionar a indústria nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.