Veja o que preveem as obras na Serra da Rocinha

As notícias sobre deslizamentos na Serra da Rocinha, na BR-285/SC, já assombraram motoristas que cruzam a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não é novidade que pedras e barreiras de terra frequentemente interrompem o tráfego e colocam vidas em risco. Tanto é que, quando há perigo iminente, as autoridades não hesitam em interditar trechos da rodovia. Em março de 2024, por exemplo, um desmoronamento de pedras levou ao fechamento total do tráfego.

Agora, o problema começa a ser solucionado – ou parte dele. No dia 10 de março, após o Carnaval, o maquinário pesado tomará conta do trecho, dando início aos trabalhos. Não será um serviço simples: a previsão de conclusão é de 12 meses. Mas necessário, afinal, estamos falando de infraestrutura, economia e, principalmente, vidas.

O superintendente do DNIT de Santa Catarina, Alysson Andrade, está confiante na execução do projeto. “A Serra da Rocinha tem um histórico preocupante, e essa obra é essencial para dar segurança aos usuários da rodovia. Não se trata apenas de concluir a pavimentação, mas de garantir que o terreno esteja estável para evitar tragédias futuras”, afirmou.

O principal serviço será a contenção de encostas – justamente o que pode prevenir novos deslizamentos. A estrutura projetada inclui uma contenção de 50 metros de altura, reforçada com cortinas atirantadas, telas grampeadas e concreto projetado, garantindo maior resistência contra desmoronamentos.

Além disso, as obras envolvem a pavimentação de um trecho de 80 metros, construção de duas pontes, quatro viadutos e um contorno na área urbana do município. Faz parte do projeto maior de implantação e pavimentação da BR-285/SC, que abrange 22 quilômetros e liga Timbé do Sul (SC) a São José dos Ausentes (RS).

Serra da Rocinha terá comboios

Durante as obras, o tráfego não será interrompido completamente. Haverá comboios para a passagem de veículos em dois períodos do dia: um pela manhã e outro à tarde, com duração de 1h30 em cada período. A interdição parcial ocorrerá próxima ao km 50 da rodovia.

A Serra da Rocinha não é apenas um problema de tráfego, mas uma questão de desenvolvimento regional. A rodovia tem grande potencial econômico e turístico, sendo um elo importante entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a infraestrutura adequada, o escoamento de mercadorias será mais eficiente, e o turismo, principalmente o ecoturismo e a visitação à Serra Geral, pode ser impulsionado.

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