Polícia Civil intensifica combate a roubos e furtos de celulares no Carnaval de 2025

whatsapp image 2025 02 28 at 14.56.59 1536x1023

Um reforço na segurança da capital federal está sendo promovido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) durante o período do Carnaval. Visando combater crimes como roubos e furtos de aparelhos celulares, a instituição fará trabalhos estratégicos e integrados, intensificando as investigações para identificar os responsáveis pelo crime, além de promover a restituição dos aparelhos aos seus proprietários.

Com o apoio de tecnologias avançadas e parcerias com operadoras de telefonia, a PCDF busca respostas rápidas e eficazes diante dessas ocorrências. “Além disso, reforçamos a importância da prevenção e da conscientização da população para minimizar riscos, pois, como em qualquer grande evento, também se exige atenção redobrada com a segurança por parte da população”, explica o delegado Tiago Carvalho, diretor da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF II) da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) da PCDF.

Entre as ações já realizadas pela PCDF, destaca-se a Operação Mobile, que ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, abrangendo o período carnavalesco. A megaoperação envolveu o Departamento de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI), o Departamento de Polícia Circunscricional (DPC) e o Departamento de Polícia Especializada (DPE). Foram encaminhadas 2.481 consultas de celulares roubados ou furtados às operadoras, resultando na identificação e responsabilização dos envolvidos nos crimes e na recuperação de centenas de aparelhos.

A PCDF alerta que a repressão a esses delitos é rigorosa e destaca a mensagem clara aos criminosos: “Não vale a pena roubar ou furtar celulares no Distrito Federal”.

Dicas de segurança para o Carnaval

– Mantenha o celular em local seguro: Evite bolsos traseiros ou locais de fácil acesso.
– Use o celular com atenção: Evite manuseá-lo em locais movimentados ou com pouca iluminação.
– Não exiba o celular em público: O uso em aglomerações pode chamar a atenção de criminosos.
– Ative bloqueios e rastreamento: Configure senhas, biometria e aplicativos como Encontre Meu Dispositivo (Android) e Buscar Meu iPhone (iOS).
– Cadastre-se no Programa Celular Seguro do MJSP: Medida que agiliza o bloqueio do aparelho em caso de roubo ou furto.

O que fazer em caso de roubo ou furto

✔ Registre um boletim de ocorrência: Acesse a Delegacia Eletrônica ou procure uma delegacia.
✔ Bloqueie o chip do celular: Entre em contato com a operadora de telefonia.
✔ Altere senhas de aplicativos e redes sociais: Proteja suas contas bancárias e e-mails.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.