REBU, o bloco: maior bloco sapatão do DF celebra axé e resistência

rebuobloco @ninaquintana 23

O Carnaval de 2025 será marcado por uma grande celebração de resistência, diversidade e, claro, muito axé. Neste sábado (2), o Eixo Cultural Ibero-Americano será palco do maior bloco sapatão da capital, o REBU, o Bloco, que chega com uma programação vibrante e cheia de novidades. Com o tema “Do Pelô ao Eixo: Axé e Resistência”, o bloco homenageia os 40 anos do Axé Music, gênero que transformou a música brasileira e conquistou o mundo.

A partir das 15h, o REBU tomará as ruas com a energia ancestral e revolucionária do grupo Batuqueiras MAIS, coletivo de mulheres e pessoas LBTs que, com ritmos como maracatu, coco e ijexá, promete abrir o Carnaval com uma performance que une tradição e modernidade.

batiqueiras oficinas divulgacao
Batiqueiras. – Foto: Divulgação

O bloco também traz a banda REBU, formada por artistas LBTs que são referência na cena cultural da cidade. Com um repertório que mistura axé clássico e contemporâneo, o supergrupo promete animar todos que se reunirem para celebrar, neste que é um dos maiores movimentos da cultura LGBTQIA+ no DF. “Queremos conectar as raízes culturais brasileiras ao axé atual e fazer com que todos se sintam representados e celebrados”, conta Rafaella Ferrugem, diretora artística da REBU.

Outro ponto alto do evento é a participação de DJs residentes, como o Trio Rebu, além de Ella Nasser e Jess Ullun, que vão manter a pista pulsante com sets que celebram a liberdade e a alegria do Carnaval. Mas as surpresas não param por aí: o REBU, como em outros anos, também amadrinha um novo bloco LGBTQIA+ na capital, o Rainha de Corpas, que estreia no circuito e vai abrir a festa a partir das 10h.

2024.08.31 9. equipe rebu fotos thaís mallon (9)
Equipe REBU. – Foto: Thaís Mallon

A edição de 2025 do REBU, o Bloco é mais um marco de autonomia e protagonismo feminino. A Plataforma da Diversidade, que este ano será 100% gerida por mulheres e pessoas LBTs, traz toda a estrutura do evento — da direção à produção técnica — sob a responsabilidade de profissionais que fazem a diferença no cenário cultural da cidade. “Estamos fortalecendo a presença de mulheres e pessoas LBTs em todas as etapas do processo. O REBU é um exemplo de como podemos transformar a produção cultural de forma inclusiva e diversa”, explica Dayse Hansa, diretora de produção do bloco.

O evento é gratuito e aberto a todos, com a proposta de criar um espaço inclusivo e respeitoso para quem deseja viver o Carnaval de forma plena, sem barreiras. E, como sempre, a melhor fantasia do REBU será a do respeito, pois o objetivo é celebrar a diversidade e a liberdade de ser quem se é.

O REBU, o Bloco é realizado com recursos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF e promete ser um dos maiores e mais emblemáticos blocos do Carnaval de 2025.

Programação 2025:
10h – Bloco Rainha de Corpas – Amadrinhada pelo “REBU, o Bloco”
15h – Abertura com grupo Batuqueiras MAIS
16h – DJ Jess Ullun 
17:30h – DJ Ella Nasser  
19h – Banda REBE
20h – Trio REBU – ( DJs Residentes: Loly Alves, Rafa Ferrugem e D-Day)
22h – Encerramento

Serviço:
“REBU, o Bloco”
📅 Data: 1º/03/2025
📍 Local: Estacionamento Eixo Cultural Ibero-Americano
⏰ Horário: Das 15h às 22h
🌈 Tema: “Do Pelô ao Eixo: Axé e Resistência”
📷 Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.