Filmes do Oscar 2025 para assistir em casa

a substancia

Se você, assim como eu, não pretende cair na folia do carnaval, há uma programação recheada de boas opções para curtir o fim de semana. A premiação do Oscar acontece neste domingo (2), a partir das 21h, e muitos dos filmes indicados já estão disponíveis nas plataformas de streaming e até mesmo de graça na internet. Ainda dá tempo de assistir a essas obras e, diretamente do sofá, torcer por alguma estatueta para a sua favorita.

Confira abaixo nove filmes, entre longas, curtas e animações, que concorrem ao Oscar e já podem ser vistos no conforto de casa.

A Substância

Com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Direção, Demi Moore interpreta uma atriz que já viveu o auge de sua carreira, mas, agora mais velha, é demitida e mal vista pela sociedade devido à sua aparência distante da juventude que um dia ostentou. O longa critica a pressão sobre as mulheres para que permaneçam eternamente jovens e a obsessão pela juventude.

Onde assistir: Mubi

Wicked- parte 1

Com impressionantes nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor trilha sonora original e melhores efeitos especiais, o filme narra os primeiros momentos da relação entre Galinda ou Glinda (Ariana Grande) e Elphaba (Cynthia Erivo), antes de se tornarem as icônicas bruxas do clássico O Mágico de Oz. Com efeitos especiais de cair o queixo e músicas que encantam até mesmo os menos fãs de musicais, o talento das duas atrizes principais é inegável.

Onde assistir: Apple TV

Alien: Romulus

O nono filme da franquia Alien foi indicado a Melhor Efeitos Especiais e tem agradado o público. Após muitos altos e baixos ao longo de 45 anos de saga, o filme finalmente encontrou a fórmula para manter o engajamento e a tensão até o fim, criando uma obra assustadora e cativante. A história é uma sequência do primeiro filme, de 1979, que acompanha jovens colonizadores espaciais em uma aterrorizante aventura de sobrevivência ao se depararem com uma nova forma de vida.

Onde assistir: Disney +

Estou pronto, guarda

Indicado ao prêmio de melhor curta documentário, esse filme conta a história do texano John Henry Ramirez, condenado à morte pelo homicídio de um homem, que tenta se aproximar dos dois filhos da vítima e se despedir de sua família. Em apenas 37 minutos, o curta provoca reflexões sobre vingança, esperança e mudança.

Onde assistir: Paramount+ e Apple TV

Incident

Moderno, sagaz e perturbador. Indicado a melhor curta documentário, Incident utiliza gravações feitas pelas câmeras policiais dos EUA para mostrar a corrupção diante de evidências incontestáveis, o racismo escancarado e os problemas associados ao porte de armas. O curta usa o silêncio em suas cenas, amplificando o desconforto do público. Brutal e pertinente.

Onde assistir: YouTube

Duna- parte 2

Guerra, religião, política, amor, profecia, messias, esperança. Duna – Parte 2 está indicado a cinco categorias, incluindo melhor filme, melhor fotografia e melhores efeitos especiais, e é absolutamente monumental. A obra segue a partir do primeiro filme, de 2021, e se passa em Arrakis, um planeta desértico e perigoso, onde diferentes tribos lutam por poder e relevância. Com cenários de areia sem fim e uma trilha sonora assinada por Hans Zimmer, Duna é imperdível para os fãs de ficção científica.

Onde assistir: Max

Divertidamente 2

Indicado a melhor animação, Divertidamente 2 apresenta as emoções favoritas do público lidando com novos sentimentos como Inveja, Vergonha, Tédio e, claro, Ansiedade, quando Riley se torna adolescente. Enfrentando novos desafios, novas amigas e grandes mudanças, Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo terão de aprender a lidar com esse turbilhão de emoções dentro da cabeça de Riley. Hilário e esclarecedor para todas as idades.

Onde assistir: Disney +

O reformatório Nickel

Indicado a melhor roteiro adaptado e melhor filme, este original Prime Video narra a história de dois meninos negros, Elwood e Turner, que se tornam amigos dentro de um reformatório juvenil nos Estados Unidos dos anos 1960, em meio à luta pelos direitos civis. Ambientado na era Jim Crow, de segregação e racismo, o filme expõe de forma brutal os maus-tratos, abusos e torturas sofridos por negros nos reformatórios, contrastando com o tratamento dado aos brancos. Altamente elogiado pela crítica e subestimado pelo grande público, merece atenção.

Onde assistir: Prime Video

O aprendiz

Sebastian Stan foi indicado a melhor ator por seu papel como o jovem Donald Trump, na Nova York dos anos 70 e 80, quando começava a construir seu império no ramo imobiliário. Jeremy Strong, seu colega de elenco, foi indicado a melhor ator coadjuvante por interpretar Roy Cohn, advogado crucial na construção da fortuna de Trump. O filme enfrentou dificuldades para encontrar um distribuidor nos EUA, especialmente devido à campanha contrária de Trump ao seu lançamento.

Onde assistir: Prime Video e Apple TV

Por fim, várias obras indicadas ao Oscar ainda estão disponíveis para assistir na telona do cinema, como:

  • Ainda Estou Aqui (melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz) ;
  • Flow (melhor filme de animação e melhor filme internacional);
  • Um completo desconhecido (oito indicações, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor ator);
  • O Brutalista (10 indicações, incluindo melhor filme, melhor ator e melhor fotografia);
  • Sing Sing (melhor ator e melhor roteiro adaptado);
  • Conclave (oito indicações, incluindo melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado);
  • Anora (seis indicações, incluindo melhor filme, melhor atriz e melhor roteiro original);
  • Emilia Perez (13 indicações, incluindo melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.