Carnaval 2025: confira os enredos das escolas de samba de Bauru


O TN1 trouxe uma série de reportagens durante a semana que mostra as histórias que serão contadas nos desfiles. Ao todo, oito escolas desfilaram pela Avenida Jorge Zaiden no sábado (1º) e na segunda-feira (3). Oito escola de samba vão desfilar na Avenida Jorge Zaiden em Bauru
TV TEM/ Reprodução
Neste ano, oito escolas de samba desfilam no Carnaval 2025 de Bauru (SP). Elas apresentaram os sambas-enredos nos dois dias de desfile na Avenida Jorge Zaiden que serão realizados no sábado (1º) e na segunda-feira (3).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A ordem do desfile já foi definida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. No sábado (1), desfilam as escolas Estação Primeiro de Agosto, Estrela do Samba de Tibiriça, Pé de Varsa e Dragões da Vila.
Já na segunda-feira (3), a escola que inicia é a Tradição da Zona Leste, Mocidade Unida da Vila Falcão, Acadêmicos da Cartola e Coroa Imperial da Grande Cidade.
Durante essa semana o TN1 exibiu uma série de reportagens sobre os sambas-enredos e a preparação das escolas para os desfiles. Confira os enredos das 8 escolas, de acordo com a ordem de exibição das reportagens:
Coral Imperial
A escola de samba Coral Imperial, que surgiu na década de 1990, vai homenagear as belezas e a força do povo nordestino no Carnaval de Bauru de 2025.
Com o samba-enredo “Sou Cabra da Peste Filho do Sertão, Resistência, Orgulho, Riqueza desse Chão”, a escola celebra a contribuição histórica dos nordestinos para a formação do estado de São Paulo. (Confira na reportagem abaixo).
Cartola
Com o enredo “O Grito de um Povo”, a Cartola, atual campeã do Carnaval de Bauru, irá abordar as influências dos gritos históricos que ajudaram a formar o povo brasileiro até os dias de hoje. A escola já tem 15 títulos e se inspira nos “gritos de vitória” para o samba-enredo deste ano.
Coroa Imperial e Cartola revelam enredos para os desfiles de carnaval de Bauru
Pé de Varsa
O Pé de Varsa, que está em seu segundo carnaval como escola de samba, promete uma apresentação alegre na Avenida Jorge Zaiden em 2025, após se unir ao bloco Império da Lagoa do Sapo.
A agremiação vermelho e branco vai falar sobre os pés, parte essencial do corpo humano para os sambistas e também uma referência ao próprio nome da escola.
A escola, que desfilará com sete alas, tem como objetivo fazer um desfile digno, levando a alegria do carnaval para a avenida e mantendo a tradição do evento em Bauru, apesar das limitações de um ex-bloco. (Confira na reportagem abaixo).
Estrela do Samba de Tibiriçá
A Estrela do Samba de Tibiriçá, que fará sua estreia como escola no Carnaval de Bauru, é uma agremiação tradicionalmente conhecida entre os blocos de carnaval. A escola leva para a avenida um enredo em homenagem aos profissionais de saúde, que deixam suas casas para salvar vidas.
A empolgação é grande, especialmente porque a Estrela do Samba é a única escola representando o distrito de Tibiriçá e já foi campeã em 2019, como bloco.
Carnaval em Bauru: escolas Pé de Varsa e Estrela de Tibiriçá apresentam enredos marcantes
Dragões Unidos da Vila
A Dragões Unidos da Vila fará sua estreia no Carnaval de Bauru com o enredo que fala de mistérios, mitos e bruxas, levando muito suspense e emoção para a Avenida Jorge Zaiden.
A agremiação foi fundada em 2018 pelos irmãos Fábio e Fabrício de Souza, que desde a infância sonhavam com o carnaval. (Confira na reportagem abaixo).
Tradição da Zona Leste
Com o enredo que relembra a história do carnaval e resgata várias décadas da maior festa popular do Brasil, a Tradição da Zona Leste promete trazer muita folia e emoção para o desfile. A escola contará com 350 integrantes e 50 ritmistas na bateria.
Carnaval de Bauru: escolas estreantes prometem ‘bruxaria’ e folia na disputa pelo título
Mocidades Unidos da Vila Falcão
Com o enredo “Um Canto de Encanto Colorindo o Samba, um Arco-Íris de Emoção”, a Mocidade da Vila Falcão promete um desfile que vai mexer com o imaginário do público.
A escola levará para a avenida quatro carros alegóricos, 70 ritmistas e 300 integrantes, divididos em quatro alas. (Confira na reportagem abaixo).
Estação Primeiro de Agosto
A Estação Primeiro de Agosto traz para o Carnaval de Bauru de 2025 um enredo que propõe uma reflexão sobre o futuro e as novas tecnologias, abordados com uma forte consciência crítica, humor e política.
O enredo, intitulado “Você piscou e o futuro chegou, Tecnotopia: Uma Odisseia ao Futuro”, faz uma analogia ao tempo de existência da escola, com uma menina negra de 8 anos que, ao estudar a história da humanidade, se depara com um futuro repleto de transformações tecnológicas.
Enredos de infância, futuro, tecnologia e emoção marcam escolas de samba de Bauru
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.