Bloco dos Raparigueiros: conheça mais sobre a vanguarda do carnaval brasiliense

Eles tinham apenas um grupo de amigos, amor pelo carnaval e um sonho. Assim nasceu o Bloco dos Raparigueiros. “Começamos com 20 camisetas em um ano, no seguinte foram 60, no terceiro, 100. Arrumamos algumas peças de bateria para tocar, as ideias foram surgindo e, seis anos depois, já estávamos com um caminhãozinho de som puxando essa turma toda”, conta Zanata Gregório, presidente dos Raparigueiros, sobre a origem do bloco que se tornou símbolo do carnaval brasiliense.

Em 2016, o bloco reuniu um público de mais de 200 mil pessoas para curtir o Axé Music, gênero icônico da cultura baiana preservado e celebrado pelo grupo através da banda Batucada dos Raparigueiros. Criada em 2000, a banda surgiu inicialmente para fazer a abertura dos shows organizados pela Associação Cultural e Carnavalesca Bloco dos Raparigueiros, mas cresceu rapidamente ao longo dos anos. Hoje, ela abre shows para artistas como Alcione, Luiz Caldas, Elza Soares, Banda Nairê e Moraes Moreira em eventos pela capital.

bloco dos raparigueiros 2017
Foto: Reprodução/ Bloco dos Raparigueiros 2017

Com mais de quatro mil afiliados, o bloco tem um grande objetivo. “Queremos perpetuar a cultura baiana aqui em Brasília. O carnaval dos Raparigueiros é a nossa ‘micareta’ dentro da folia brasiliense”, afirma Zanata.

A festa não é só música, mas também gastronomia e inclusão. “Haverá um espaço externo para expositores cadastrados pela Administração de Brasília, e dentro do bloco serão vendidas apenas bebidas”, explica o presidente. Em termos de acessibilidade, o bloco contará com uma tenda especial com intérprete de Libras, carro de apoio e uma ala destinada a pessoas com deficiência visual.

Os Raparigueiros também mostraram resiliência em momentos desafiadores, como a pandemia, quando, mesmo isolados, mantiveram viva a essência do carnaval. “Foi um momento difícil para retomar as atividades. As ideias surgiam, mas a execução não era fácil. No entanto, conseguimos manter o espírito carnavalesco vivo. Até nos anos da pandemia, fizemos carnaval online. Nunca ficamos sem celebrar!”, celebra.

bloco dos raparigueiros 2020
Foto: Reprodução/ Bloco dos Raparigueiros 2020

Com o sonho de transformar Brasília em referência no carnaval nacional, o bloco se consolidou como um evento seguro e acolhedor, repleto de música e alegria. Em 33 anos de história, influenciou toda a cultura carnavalesca da cidade. “No começo dos anos 90, quando todos viajavam no período de carnaval, nós anunciávamos que Brasília tinha carnaval. Hoje, o número de blocos multiplicou, e muitos dos organizadores desses bloquinhos já foram foliões do Bloco dos Raparigueiros”, destaca o presidente.

Neste ano, o bloco, gratuito e aberto para todas as idades, se concentrará na Esplanada dos Ministérios, a partir das 16h. Dois trios elétricos de grande porte percorrerão um trajeto de 1.600 metros, saindo do Teatro Nacional. A festa será animada pela Batucada dos Raparigueiros, pelo DJ Daniel e pela Banda Imagem.

A Batucada dos Raparigueiros ainda fará uma apresentação especial na próxima terça-feira (4), também na Esplanada.

Serviço:
Raparigueiros no Gran Folia
Quando: 2 de março, das 16h às 23h
Onde: Esplanada dos Ministérios
Quando: 4 de março – Batucada dos Raparigueiros, 17h
Entrada Gratuita
Informações
Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.