Criciúma se prepara para abrir o STU Nacional

Criciúma está há 40 dias da realização da etapa de abertura do STU Nacional, evento que reúne os maiores nomes do skate brasileiro nos dias 11, 12 e 13 de abril. Pelo quinto ano consecutivo, a cidade recebe essa importante competição, que é uma grande oportunidade para que atletas da casa conquistem troféus e medalhas e para que município ganhe ainda mais visibilidade no cenário esportivo nacional. Além disso, a economia local também ganha, já que o evento movimenta o setor turístico, gastronômico e o comércio.

Receber a caravana do STU Nacional é um privilégio que poucas cidades têm, pontua o prefeito Vagner Espíndola. “A nossa história com o skate, começou há muito tempo, e há cinco anos recebemos essa importante competição que valoriza o esporte e movimenta a economia. O impacto positivo na cidade é significativo, movimentando uma inteira cadeia que gira em torno desse tipo de competição, por isso o governo municipal continuará a apoiar, esse e tantos outros eventos desse porte”, ressalta.

O produtor do STU em Santa Catarina, Mark Puls, destaca que receber a etapa de abertura, demonstra o prestígio que Criciúma tem por ter uma pista que está entre as melhores do país, além de contar com infraestrutura de qualidade

“Por ter sido recebido a primeira etapa, Criciúma sempre é citada na sequência da competição, seja por meio da menção dos vencedores, e também pelas de imagens do evento que são sempre repetidas nas demais etapas. A visibilidade se estende durante todo o campeonato”, pontualiza.

Outro destaque citado pelo produtor é o envolvimento do município com a competição, relação que não é tão intensa nas demais sedes do STU.

“A cidade recebe os atletas de maneira diferente, há uma expectativa de todos pela vinda do evento, a própria prefeitura recebe os atletas e os leva aos pontos turísticos. Desde o pós-pandemia, quando Criciúma recebeu pela primeira vez o STU, temos aqui uma mobilização diferenciada”, lembra Mark Puls.

Depois de Criciúma, Florianópolis será a segunda etapa do circuito, de 25 a 27 de abril. As demais etapas ainda estão em fase de organização.

Movimentação econômica

O STU também movimenta a economia, com a contratação de produtos e serviços e na geração de empregos. Aproximadamente 60% dos fornecedores envolvidos na realização do evento são da cidade, e mais de 500 pessoas trabalham direta ou indiretamente na competição.

O URB Music Fest, atração paralela do STU Nacional, também dá uma importante contribuição para o sucesso desse combo esportivo, econômico e cultural, com uma grande movimentação de público. O evento será no dia 12 de abril, com atrações locais e nacionais.

Rede hoteleira prevê aumento de até 40% na ocupação

A vinda de um evento de porte nacional como o STU sempre gera boas expectativas para os empreendedores dos setores gastronômico e de hotelaria. E a nova data, agora em abril, também muda a taxa de ocupação nos hotéis. Se antes a procura por leitos aumentava de 15% a 25%, agora a procura deverá ser de 30% a 40%.

“A mudança da data do evento, que nos anos anteriores era em fevereiro e março e agora passou para abril, sem dúvida vai impactar de maneira ainda mais positiva a nossa rede hoteleira, pois são mais visitantes que já não estão tanto nas praias ou em férias e agora poderão vir para Criciúma. E o STU ajuda a incentivar o turismo de eventos e reforça a imagem positiva de Criciúma em nível nacional”, projeta o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Região Sul Joster Favero.

Outro segmento que deve sentir os efeitos da etapa do STU em Criciúma são as hospedagens alternativas gerenciadas em plataforma online. Por se tratar de negócios individuais e fora das estatísticas do setor, o sindicato dos hotéis, bares e restaurantes não dispõe de uma estimativa de movimentação, mas assim mesmo o órgão acredita haver um impacto bastante interessante.

São esperadas cerca de 25 mil pessoas em três dias de STU

A quarta edição do STU em Criciúma em 2024 reuniu 20 mil pessoas no entorno da pista do parque da Prefeitura em três dias. Agora, com a nova data, a expectativa é de um público de 25 mil pessoas.“Estamos realizando melhorias na pista, a pedido dos próprios skatistas, tudo para que a cada ano o evento seja ainda maior e melhor”, ressalta o Diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Marlon Araújo.

Além de movimentar a economia, a competição também dá visibilidade para a cidade, graças a mídia as redes sociais. Com produção de conteúdo para os perfis oficiais do evento, dos seus apoiadores e patrocinadores, além de milhares de perfis de atletas e do público, as mídias digitais são um importante motor de multiplacação de informação.

Do outro lado, a imprensa, com a cobertura do evento em rede nacional, em emissoras de TV aberta e também nos canais esportivos. “Juntos, esses dois agentes levam a imagem da cidade para o Brasil e o mundo, e ajudam nos consolidar como roteiro do turismo de eventos”, finaliza.

The post Criciúma se prepara para abrir o STU Nacional appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.