Criciúma bate recorde na abertura de empresas

Criciúma bateu recorde na abertura de empresas. Somente no mês de janeiro, foram registrados 944 novos CNPJs, um aumento de 40,48% em relação ao mesmo período do ano passado e 140,2% em relação ao mês anterior. Esse saldo positivo é um marco para o desenvolvimento do município e representa o potencial empreendedor local, com um ambiente favorável para novos negócios na cidade.

“Criciúma tem se tornado um polo de oportunidades no estado, com um cenário econômico que acolhe e apoia o surgimento de novas iniciativas, especialmente no setor de micro e pequenos negócios. Nosso papel é investir em uma gestão que estimula um ambiente propício para oportunizar novos negócios, atrair mais investimentos e intensificar a geração de empregos. Quase 80% dos novos negócios gerados em janeiro são de MEIs, o que também é um ótimo indicativo de que pequenos empresários estão impulsionando a economia de Criciúma”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, destaca que o aumento no número de empresas demonstra a confiança que os empreendedores depositam no município para investirem em um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios. “Esses resultados são o reflexo de uma gestão comprometida com a desburocratização, a inovação e o apoio ao empreendedorismo, garantindo que Criciúma continue sendo a cidade mais dinâmica e competitiva do sul de Santa Catarina. Os números positivos revelam ainda a confiança dos investidores e a atratividade do ambiente de negócios no município”, ressalta.

De acordo com o secretário, os setores que mais impulsionaram o crescimento no mês de janeiro foi o de serviços, com destaque para os relacionados à parte estética, como cabeleireiros, manicures e pedicures. Também se destacam neste segmento, também se destacam negócios relativos a promoção de vendas, preparação de documentos, entrega de malotes e serviços de entrega rápida, além de serviços de organização de feiras, eventos, congressos e exposições. O comércio, se destacou com abertura de novos negócios na área de venda de artigos de vestuário e acessórios. Já no setor industrial, a confecção têxtil teve predominância.

Além de fomentar a geração de empregos, a expansão do setor empresarial reforça o papel de Criciúma como referência econômica no estado. Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, como a criação do futuro empreendimento Parque Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci, a expectativa é de que o crescimento se mantenha ao longo do ano.

Taxa de crescimento em Criciúma

Em dezembro de 2024, o município registrou a abertura de 393 novas empresas. No mês seguinte, em janeiro de 2025, o número de registros aumentou exponencialmente, com um crescimento de 140,2% em comparação a dezembro. Em relação a janeiro de 2024, o aumento foi de 40,48%. Esses dados positivos evidenciam a tendência de criação de novas empresas no município nos últimos meses.

Geração de empresas na AMREC

No cenário regional, a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) registrou um total de 1.639 novas aberturas de CNPJs. Criciúma teve destaque, sendo responsável por 58% das novas empresas registradas. Esse número expressivo coloca o município em evidência no setor econômico.

The post Criciúma bate recorde na abertura de empresas appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.