Leilão da BR-364 recebe apenas uma proposta, de 4UM Investimentos e Opportunity

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ANDRÉ BORGES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O leilão da rodovia BR-364, marcado para a próxima quinta-feira (27), recebeu uma única proposta. O envelope foi entregue na B3, em São Paulo, pelo consórcio formado pela empresa 4UM Investimentos e o banco Opportunity, conforme informações obtidas pela reportagem. Se confirmada a qualificação técnica da proposta, portanto, a sociedade será confirmada vencedora do leilão.

O trecho de 687 km de extensão, que corta todo o estado de Rondônia, entre Vilhena e a capital, Porto Velho, chegou a ser avaliado por cinco empresas, conforme informou a Folha de S.Paulo, na semana passada. O investimento alto do empreendimento e sua distância das maiores capitais do país, porém, foram considerados fatores que tornam a concessão mais desafiadora para o investidor.

O contrato, que terá duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 6,53 bilhões em obras estruturantes, além de outros R$ 3,9 bilhões em manutenção, ultrapassando R$ 10,4 bilhões. O projeto inclui a duplicação de 114 km da estrada, 200 km de faixas adicionais, 20 passarelas de pedestres e 19 km de vias marginais, entre outras intervenções.

Em agosto do ano passado, a 4UM Investimentos venceu o leilão da BR-381, em Minas Gerais, com o compromisso de investir R$ 9 bilhões na estrada que chegou a ser conhecida como “estrada da morte”, devido ao número de acidentes fatais ocorridos ao longo de décadas em seu traçado sinuoso.

Apesar de a BR-364 não ter atraído concorrência, o resultado foi considerado positivo pelo Ministério dos Transportes, por se tratar da primeira das dez concessões realizadas até agora na área de rodovias que se localiza na região Norte do país, dentro da Amazônia.

Na avaliação do especialista Rodrigo Campos, advogado do escritório Vernalha Pereira, a oferta do trecho mais desafiador se soma a um momento macroeconômico mais cauteloso, marcado pela alta de juros, o que costuma inibir investimentos em projetos de infraestrutura.

“O resultado não atraiu os players mais tradicionais, mas atraiu o consorcio que vem participando dos últimos leiloes federais, que venceu o leilão da BR-381 e que participou do lote 3 das rodovias do Paraná, em dezembro”, diz Campos.

Por ser a única oferta, porém, o lance do consórcio tende a ficar próximo ao teto de pedágio estabelecido pelo governo.

“O valor da proposta sera conhecido na quinta-feira, mas provavelmente, por ter sido o unico a entregar, devera ser bastante conservador, com desconto minimo sobre a tarifa de pedágio prevista no edital. Apesar disso, e uma vitoria do governo federal ter conseguido atrair um interessado firme, dando continuidade ao pipeline de leiloes de rodovias”, afirma Campos.

A BR-364 é a primeira de uma série de 15 concessões de rodovias que o governo programou para este ano. Em 2023 e 2024, foram realizadas nove concessões.

A modelagem financeira do leilão foi feita pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), assim como as outras 14 concessões rodoviárias que o governo federal pretende realizar neste ano.

Como revelou a Folha de S.Paulo, o BNDES prevê um volume recorde de financiamentos em 2025 voltados à concessão de rodovias. O banco já soma um total de R$ 25 bilhões em negociação para concessões já realizadas, e prevê que o valor deve avançar para até R$ 30 bilhões.

Além do leilão da BR-364, marcado para o dia 27 de fevereiro, estão no cronograma outros seis leilões ainda no primeiro semestre de 2025. Dois deles devem ocorrer em abril: a ponte binacional São Borja-São Tomé e a BR-040, entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Quatro leilões estão marcados para maio: Rota da Celulose, em Mato Grosso do Sul; BR-101 entre Espírito Santo e Bahia; Autopista Fluminense no Rio de Janeiro; e BR-163 no Mato Grosso do Sul.

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