Israel analisa informações de que Hamas entregou corpo da refém Shiri Bibas à Cruz Vermelha

bibas3

O Exército israelense afirmou, nesta sexta-feira (21), que está investigando informações de que o Hamas entregou à Cruz Vermelha um corpo que, segundo o movimento islamista palestino, seria o da refém Shiri Bibas.

“Os relatórios sobre Shiri Bibas estão sendo revisados”, afirmou o tenente-coronel Nadav Shoshani, porta-voz militar israelense, na rede social X.

“Representantes [militares] das FDI [Forças de Defesa de Israel] estão em contato com a família” da refém de origem argentina, acrescentou.

Vários meios de comunicação israelenses informaram que o Hamas entregou um corpo à Cruz Vermelha na Faixa de Gaza, onde vigora, desde o dia 19 de janeiro, uma trégua com Israel.

O acordo de cessar-fogo inclui a libertação de reféns israelenses em Gaza por palestinos detidos em prisões de Israel.

O movimento islamista palestino entregou na quinta-feira os corpos de quatro reféns a Israel e indicou que se tratava dos restos de Shiri Bibas e de seus dois filhos, que tinham quatro anos e oito meses quando foram sequestrados, e do jornalista israelense já aposentado Oded Lifshitz.

Todos foram capturados durante o ataque do Hamas a Israel no dia 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza.

As autoridades israelenses, no entanto, informaram na madrugada desta sexta-feira que nenhum dos corpos correspondia ao de Shiri Bibas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que o corpo pertencia, na verdade, a uma mulher de Gaza.

O anúncio causou comoção em Israel, e o movimento islamista palestino atribuiu o incidente a um “provável erro”.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.