Mesa Brasil Sesc alcança de mais de 67 milhões de quilos de alimentos distribuídas

Encontro com a participação do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, planeja ações e apresenta resultados do programa.

Mais de 67 milhões de quilos de alimentos já foram distribuídas pelo programa Mesa Brasil Sesc, desde a sua criação em 2001. O número foi destaque na 1ª reunião de 2025 das entidades sociais parceiras do programa, que aconteceu nesta quinta-feira, 20, na unidade do Sesc Caucaia.

O encontro, além de destacar os resultados do Mesa Brasil, também debateu novas estratégias de combate à fome no Ceará, a importância de fortalecer a rede de solidariedade e anunciou planos do programa em 2025, visando aproximar ainda mais as ações das instituições sociais beneficiadas.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, ressaltou a relevância da expansão do programa, por meio da descentralização, para aproximar as doações das entidades, reduzindo custos e ampliando o impacto do Mesa Brasil. Ele agradeceu a todos que se dedicam a tornar essa iniciativa possível. “É uma história que não poderíamos construir sem vocês, que dedicam o que temos de mais valioso na vida: nossa vocação e determinação de servir ao próximo. ”

Ainda segundo Gastão, o trabalho deve seguir “incansável” ao longo do ano, com o objetivo de promover cada vez mais resultados positivos no enfrentamento à fome.

Para facilitar ainda mais a retirada de alimentos, o programa conta agora com uma nova unidade de atendimento no Ancuri, em Fortaleza, além da unidade de Iparana, em Caucaia. Essa descentralização tem o propósito de aproximar os pontos de distribuição das entidades parceiras.

Representando a RBPC, cigana Kassandra ao lado de Talita Albuquerque.

Impacto

Em 2024, foram distribuídos no Ceará 4.768.736 quilos de doações, beneficiando 331.139 pessoas em 158 municípios, por meio de 669 entidades sociais e com o apoio de 418 doadores. Além disso, foram realizadas 442 ações educativas, envolvendo oficinas, palestras e capacitações. Em Fortaleza, no mesmo período, as entidades receberam 2.779.198 quilos de alimentos.

Uma das entidades beneficiadas, a Casa Paz e Bem, do Instituto Compartilha, atende diariamente cerca de 200 pessoas por meio de serviços de cozinha social, atendimentos de saúde e cursos profissionalizantes. O coordenador da Instituição, Frei Nailson, destacou a importância social do programa. “Nós acreditamos na segurança alimentar e nutricional e o Mesa Brasil, desde a pandemia, possibilita que nosso trabalho chegue a quem mais necessita”.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.