Carta de renúncia do Papa Francisco está pronta

Assim que iniciou seu pontificado, o Papa Francisco decidiu escrever sua carta de renúncia para usá-la no dia que não tiver mais condições de saúde para seguir a frente da Igreja.O documento foi entregue ao então secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, para garantir que a liderança da Igreja não fosse comprometida por questões de saúde e a pauta agora ganha relevância. 

O líder da Igreja Católica desde 2013, está enfrentando um desafio de saúde significativo em 2025. Internado no Hospital Gemelli, em Roma, o pontífice está tratando de uma pneumonia bilateral. Esta condição surgiu após uma bronquite, que inicialmente parecia ser um problema respiratório menor. No entanto, a situação evoluiu, exigindo cuidados médicos mais intensivos.

Esta decisão foi revelada pelo próprio papa em uma entrevista ao jornal espanhol ABC em 2022, e a prática não é inédita. Outros pontífices, como Paulo VI e possivelmente Pio XII, também tomaram medidas semelhantes. A carta de Francisco está assinada há cerca de 10 anos e o próprio papa confirmou a existência do documento em entrevista ao jornal espanhol ABC, em 2022. “Assinei a renúncia e disse a ele: “em caso de impedimento médico ou algo assim, aqui está minha renúncia. Você a tem”,declarou Francisco ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, na época.

Papa tem apresentado melhoras 

Apesar da gravidade da doença, as atualizações mais recentes indicam que o papa está apresentando sinais de melhora. De acordo com o Vaticano, ele tem conseguido realizar algumas de suas atividades diárias, como ler e assinar documentos, mesmo enquanto permanece sob cuidados médicos. A recuperação gradual do papa Francisco é uma notícia encorajadora para os fiéis ao redor do mundo.

 

The post Carta de renúncia do Papa Francisco está pronta appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.