UFRR investiga possível fraude em sistema de cotas para Medicina no Vestibular 2025

(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está apurando uma denúncia de possível fraude no sistema de cotas durante o processo seletivo para o curso de Medicina do Vestibular 2025.

A candidata em questão, aprovada na modalidade RFINA (Aluno de escola pública com renda familiar inferior a um salário mínimo, não autodeclarado preto, pardo ou indígena), teria apresentado inconsistências entre sua declaração de baixa renda e seu padrão de vida, conforme evidenciado por postagens em redes sociais e registros empresariais da família.

A denúncia, encaminhada à UFRR e à Folha de Boa Vista, aponta indícios de incompatibilidade entre a condição socioeconômica declarada pela candidata e seu estilo de vida. Entre as evidências apresentadas estão registros de viagens internacionais, participação em eventos de alto custo, vínculos familiares com empresários e dados de empresas associadas ao pai da candidata, que indicam um capital social elevado.

Além disso, a candidata teria tido um histórico de indeferimento em processo similar na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) por inconsistências na comprovação de renda.

A Folha de Boa Vista entrou em contato com a candidata e seu pai para esclarecimentos, mas não obteve resposta. Após a tentativa de contato da reportagem, a candidata privou suas redes sociais, limitando o acesso às suas postagens.

Em nota oficial, a UFRR informou que está analisando a denúncia por meio da Comissão de Análise Socioeconômica. A universidade destacou que todos os candidatos que optam por concorrer no sistema de cotas devem apresentar documentação específica, que passa por avaliação rigorosa. Caso seja confirmada a fraude, a matrícula da candidata será indeferida, independentemente do momento em que a irregularidade for identificada.

Confira a nota na íntegra

Em atenção aos questionamentos encaminhados pela Folha de Boa Vista, informamos que a UFRR recebeu, por meio de canal oficial, uma denúncia em desfavor da candidata mencionada, e estamos analisando todos os fatos apresentados por meio da Comissão de Análise Socioeconômica.

Informamos também que todos os candidatos que optam por concorrer no sistema de cotas nos processos seletivos da UFRR devem apresentar um rol de documentos especificados no edital, que regulamenta o certame, documentação esta que passa por análise de comissão específica, caso seja constatada a fraude, o candidato tem sua matrícula indeferida em qualquer tempo.

Ademais, a denúncia está sendo analisada por comissão específica para tal fim, havendo necessidade, será solicitada documentação complementar, bem como esclarecimentos por parte da candidata.

Ressaltamos que a UFRR possui também uma Comissão Permanente de Heteroidentificação, responsável por análise fenotípica dos candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

O post UFRR investiga possível fraude em sistema de cotas para Medicina no Vestibular 2025 apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.