Cobertura vacinal contra brucelose em bezerras atinge 90,88% no DF

cobertura vacinal contra brucelose em bezerras atinge 90,88% no df

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) atingiu a marca de 90,88% de bezerras vacinadas contra a brucelose. O resultado coloca o Distrito Federal entre os melhores índices vacinais do país, conforme os dados de 2024.

Esse desempenho reflete o compromisso da Seagri com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001 e regulamentado pela Instrução Normativa SDA nº 10/2017. O programa tem como meta reduzir os impactos da zoonose tanto na saúde pública quanto na competitividade da pecuária nacional.

Ações estratégicas

Para atingir esse resultado, a Seagri-DF implementou uma série de medidas em 2024: supervisão de vacinações em 16 propriedades que não haviam cumprido as obrigações sanitárias; doze médicos veterinários cadastrados para realizar a vacinação foram fiscalizados; e vacinação e marcação de bezerras foram conferidas em 12 propriedades.

Além disso, foi realizada uma palestra em um laticínio que abastece várias propriedades, reunindo 55 participantes. Durante o encontro, foram abordados temas sobre a importância da vacinação e a realização de testes diagnósticos para brucelose e tuberculose. Também foram visitadas 26 propriedades fornecedoras de leite para verificação e orientação in loco.

A Seagri continuará aprimorando o sistema de controle e monitoramento da vacinação, com o objetivo de garantir segurança sanitária e avançar cada vez mais na erradicação da brucelose no DF.

O índice de 90,88% foi calculado com base nos seguintes dados

  • Fêmeas de até 12 meses em 31/12/2024: 7.811
  • Fêmeas vacinadas entre 3 e 8 meses: 7.099
  • Fêmeas de diferentes faixas etárias vacinadas com a amostra RB51: 1.014

*Com informações da Seagri-DF

Adicionar aos favoritos o Link permanente.